Fluke lança traçador de curva IV capaz de medir módulos de alta eficiência de até 30A

Compatível com a classificação de segurança CAT III 1500V, ferramenta não superaquece e realiza a varredura em apenas nove segundos, sendo capaz de avaliar até 3.5MW em menos de uma hora

A Fluke, líder mundial em ferramentas de teste e medição, acaba de anunciar o lançamento do Traçador de Curva IV PVA-1500, equipamento referência da Solmetric, que passa a incorporar o portfólio da companhia, após a aquisição da empresa em setembro de 2023. Com um modelo capaz de atender módulos de alta eficiência que suporta até 30A, o equipamento chega para compor o portfólio da Fluke Solar Tools, linha dedicada a teste e medição de usinas fotovoltaicas.

De acordo com o Gerente de Produtos da América Latina para o segmento de renováveis da Fluke, Rodrigo Oliveira, o PVA-1500 foi lançado em duas versões: a T2 e a HE2. Esta última, especialmente voltada para superar os desafios de medições em módulos de alta eficiência.

“Durante o comissionamento, o equipamento assegura que o sistema instalado esteja operando conforme esperado. Já na operação e manutenção, ele facilita a identificação de anomalias e defeitos nos módulos, documenta problemas para possíveis solicitações de garantia, além de auxiliar na avaliação da necessidade de limpeza dos módulos e na análise da degradação anual”, pontua Oliveira.

Mais testes em menos tempo

Entre as características do equipamento, Oliveira ressalta que ele oferece dados confiáveis para análises detalhadas, por meio de uma medição precisa de curvas I-V e PV. “Outro diferencial é que ele realiza uma varredura muito rápida, em apenas nove segundos, capaz de avaliar até 3.5MW em menos de uma hora. Desta forma, o profissional do setor aumenta sua produtividade e se habilita para atender um maior número de contratos no mesmo período”, diz.

O especialista elenca ainda um conjunto de funcionalidades que maximizam o Retorno Sobre o Investimento (ROI), como a conectividade wireless (que proporciona facilidade de uso e flexibilidade), a compatibilidade com a classificação de segurança CAT III 1500V (que protege o operador e o equipamento contra superaquecimento, favorecendo medições ininterruptas mesmo em ambientes quentes), além da capacidade de análise rápida de inconsistências em campo.


Continua depois da publicidade


Oliveira elucida também que os ensaios realizados pelo equipamento são exigidos pelas normas, nacional e internacional, que regulamentam a operação de sistemas fotovoltaicos, sendo elas a ABNT NBR 16274 e a IEC 62446-1/2/3. “Estar em consonância com as exigências legais confere profissionalismo e garante que os sistemas operem de maneira segura e de acordo com o esperado”, pontua.

Tendo em vista que o Brasil é o quarto país do mundo que mais emprega no setor de energia solar, segundo dados da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), Oliveira aponta que esse lançamento reforça o compromisso da Fluke de manter o mundo funcionando. “A alta demanda por energia, associada ao tema de transição energética, estimula o uso de fontes renováveis, como os sistemas fotovoltaicos, que têm crescido exponencialmente. Desta forma, este equipamento robusto, confiável e prático é um verdadeiro aliado para os profissionais do setor”, finaliza.