Notícias
O Grupo Piracanjuba, uma das maiores empresas de alimentos do Brasil, está investindo R$ 93 milhões na ampliação de sua unidade fabril em Araraquara (SP), com o objetivo de tornar a planta mais eficiente, sustentável e alinhada às demandas da indústria 4.0. A obra inclui a construção de uma caldeira de biomassa, a modernização da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e o aumento da capacidade do centro de distribuição.
A ampliação da planta, prevista para ser concluída no fim de 2025, inclui a instalação de tecnologias de ponta voltadas para a geração de energia renovável e a redução de emissões de gases de efeito estufa. A nova caldeira, que utilizará biomassa como combustível, poderá produzir até 15 toneladas de vapor por hora e reduzir significativamente a necessidade de combustível fóssil, alinhando-se às exigências globais de sustentabilidade.
Com a implementação de um biodigestor na ETE, a fábrica será capaz de gerar biogás para complementar o fornecimento de energia, substituindo até 15% do combustível tradicional. Esse processo não apenas contribui para a sustentabilidade, mas também reduz o impacto ambiental, já que 800 árvores deixarão de ser cortadas mensalmente.
O número de postos de trabalho na unidade aumentou em 49%, com a criação de novos empregos, e a capacidade de processamento de leite saltou 200%, de 200 mil para 600 mil litros diários. Além disso, a ampliação do centro de distribuição, com 11 mil novas posições de pallet, promete otimizar a logística da unidade e melhorar as condições de trabalho.
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa