Fiat anuncia primeiro híbrido-flex 100% brasileiro desenvolvido pela Stellantis

Tecnologia Bio-Hybrid combina eletrificação com motores flex, destacando o protagonismo brasileiro na mobilidade sustentável

A Stellantis anunciou que o primeiro veículo híbrido-flex desenvolvido e produzido no Brasil será lançado pela Fiat. O modelo, que utiliza a tecnologia Bio-Hybrid, já está sendo fabricado no Polo Automotivo de Betim (MG) e chegará ao mercado brasileiro no próximo mês. O lançamento marca um avanço significativo para a indústria automotiva nacional, ao combinar eletrificação e o uso de etanol, ampliando as soluções para a descarbonização da mobilidade.

Com o desenvolvimento das tecnologias Bio-Hybrid, que operam em três níveis de eletrificação associados a motores flex, a Stellantis posiciona o Brasil como um hub global para inovação em powertrains. A planta de Betim, recentemente ampliada, agora tem capacidade para produzir 1,1 milhão de motores por ano, reforçando a capacidade do país em liderar o avanço tecnológico na produção de veículos híbridos e elétricos.

O presidente da Stellantis na América do Sul, Emanuele Cappellano, destacou a importância estratégica do lançamento. "Esse modelo híbrido-flex é um marco não só para o Brasil, mas também para regiões que utilizam biocombustíveis, como o etanol. Isso coloca o país em destaque na nacionalização da eletrificação e na descarbonização do setor automotivo", afirmou.

A tecnologia Bio-Hybrid integra diferentes formas de hibridização e eletrificação, aproveitando os recursos locais, como o etanol e a energia elétrica limpa. O plano da Stellantis segue em linha com sua estratégia global Dare Forward 2030, que prevê a redução das emissões em 50% até 2030 e a neutralização completa do carbono até 2038.