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Pesquisadores do MIT, liderados pelo professor Zachary Cordero, estão desenvolvendo uma tecnologia que pode transformar a indústria aeroespacial. O projeto combina mecânica clássica com design gerado por inteligência artificial para criar ligas metálicas com composições graduadas, capazes de operar com segurança em condições extremas. De acordo com a publicação do MIT News, o foco da equipe é desenvolver novas ferramentas de design que otimizem simultaneamente gradientes de forma e composição em estruturas multimateriais, especialmente na geometria do disco laminado (blisk), utilizado em turbomáquinas como motores a jato e foguetes.
Zachary Cordero, professor associado no MIT e líder do projeto, afirma que os resultados podem impactar profundamente a tecnologia aeroespacial. "Esse projeto pode possibilitar motores de foguete mais confiáveis e reutilizáveis, essenciais para a próxima geração de veículos de lançamento de carga pesada", destaca. Cordero explica que a pesquisa combina mecânica clássica com design de inteligência artificial generativa, desbloqueando ligas graduadas em composição para operação segura em condições desafiadoras.
Blisks requerem diferentes propriedades termomecânicas, como resistência à fluência e fadiga de baixo ciclo. A produção em larga escala também exige atenção a custos e sustentabilidade, como fornecimento e reciclagem de ligas. Cordero critica a abordagem tradicional de um único material, que frequentemente resulta em compromissos de design ineficientes. “As propriedades desejadas muitas vezes são mutuamente exclusivas, gerando trade-offs que limitam a eficácia do design”, observa.
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Além disso, uma abordagem de material único pode deixar partes vulneráveis a falhas, enquanto os avanços na manufatura aditiva permitem um controle mais preciso sobre a composição e propriedades dos materiais, abrindo novas oportunidades para desempenho estrutural.
Este projeto, financiado pela Darpa, representa um passo significativo rumo à evolução da engenharia aeroespacial, prometendo não apenas melhorar a eficiência e confiabilidade dos motores de foguete, mas também contribuir para um futuro mais sustentável na indústria.
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