European Energy investe R$ 2 bilhões na instalação da primeira planta de e-metanol do Brasil

Inserida na cadeia de valor de hidrogênio verde, a planta será instalada numa área de 10 hectares

A European Energy anunciou um investimento de R$ 2 bilhões para a construção da primeira indústria de produção de e-metanol do Brasil. A planta será instalada no Complexo Industrial Portuário de Suape, em Pernambuco, ocupando uma área de 10 hectares. Esse projeto visa integrar a cadeia de valor do hidrogênio verde e posiciona a empresa como pioneira no setor de combustíveis renováveis no país. Estima-se que a nova planta gerará 250 empregos diretos e 15 mil indiretos.

O projeto faz parte da estratégia global da European Energy para a internacionalização e expansão de suas operações em energias renováveis. “Este projeto faz parte de nossa estratégia de internacionalização. Trazemos a expertise dinamarquesa no desenvolvimento, construção e operação de projetos de descarbonização. Acreditamos que o país reúne todas as condições para consolidar-se como protagonista na transição energética mundial”, afirmou Jens-Peter Zink, Deputy CEO da companhia.

A construção da planta em Suape deve começar em outubro de 2025, e a previsão é de que a unidade inicie suas operações em julho de 2028. A produção anual da planta será de 100 mil toneladas de e-metanol, um combustível verde obtido a partir de fontes renováveis e livre de emissões poluentes, com potencial de impactar positivamente o transporte marítimo e a economia local.

Thiago Arruda, vice-presidente da European Energy para América Latina, destacou a importância do projeto para a atuação da empresa no Brasil. “A planta de metanol verde de Suape reforça nossa importante parceria com o Governo de Pernambuco e consolida a atuação da empresa no setor de combustíveis renováveis. O projeto expandirá nosso portfólio no estado, onde já realizamos investimentos em ativos de geração renovável.”


Continua depois da publicidade


Além de fortalecer a transição energética em Pernambuco, o investimento da European Energy também tem efeitos multiplicadores na economia local, com a geração de empregos e o desenvolvimento de fornecedores locais. 

Com a instalação da planta de e-metanol em Suape, a European Energy fortalece sua parceria com a A. P. Moller-Maersk, empresa de transporte marítimo que também investe na região. A Maersk está construindo um terminal de contêineres 100% eletrificado no porto, o primeiro da América Latina, com previsão de início de operações em 2026.