A Continental AG, de Hannover, na Alemanha, após ter fechado o negócio de compra da Siemens VDO Automotive AG, iniciou uma nova era, com a força renovada de dois gigantes de ponta do grupo de fornecedores globais da indústria automobilística.
"Nós saudamos os colaboradores vindos da Siemens VDO. Consolidando nossas forças, iremos conduzir a Continental para que se transforme em um fornecedor de destaque da indústria automobilística mundial", diz Manfred Wennemer, presidente da Continental.
Antes disso, foi fechado o negócio de compra da Siemens VDO Automotive AG, fruto do acordo de 25 de julho e aprovado pela comissão européia, sem restrições, em 29 de novembro, com o pagamento de € 11,4 bilhões à Siemens AG, envolvendo benefícios fiscais da ordem de € 1 bilhão.
O empreendimento adquirido já se encontra totalmente integrado ao balanço do grupo Continental desde dezembro de 2007. Para o financiamento da compra, a Continental reuniu, em meados de outubro, um consórcio de 39 bancos internacionais. Além disso, em 30 de outubro, foi efetuado com sucesso um aumento de capital da ordem de 10%, o que resultou em um ganho de aproximadamente €1,48 milhão.
"Após uma fase exaustiva de preparação, podemos agora alçar o vôo inicial rumo à integração. Devemos levar, no entanto, de dois a três meses para tomar várias decisões importantes. Este período é necessário para que possamos examinar uma série de dados que, até então, não tínhamos acesso, por razões legais de concorrência", diz Wennemer.
E acrescenta, "estas são particularmente as informações que dizem respeito ao faturamento, aos resultados e à quantidade de funcionários por grupos de produtos e unidades industriais. Os planos necessários à operação do empreendimento e, principalmente para a produção deverão constituir a base para gerar os efeitos de sinergia que farão com que duas empresas de desempenho muito bom se transformem em uma só, ainda melhor e mais eficiente".
De acordo com os planos até então elaborados, a Continental espera os resultados líquidos desta sinergia, da ordem de € 170 milhões, a partir de 2010. "Tendo por base o conhecimento atual da situação, ficaríamos desapontados se o valor permanecesse neste patamar, que é uma previsão conservadora. Partimos da premissa de que este valor possa ser mais alto. Dentro das próximas dez semanas poderemos fornecer mais detalhes".
O Dr. Karl-Thomas Neumann, responsável pelo desenvolvimento de tecnologia de todo o grupo e pelas novas divisões de Carrocerias & Segurança (Chassis & Safety), assim como pela divisão Powertrain, afirmou que a nova Continental, com a expansão de suas atividades em nível global, com uma gama renovada de produtos e maior competência em sistemas automotivos, estará apta a ocupar uma posição importante em meio às futuras tendências da indústria automobilística.
"Nossa força inovadora e nossa competência cobrem exatamente as megatendências da indústria automobilística para os próximos anos, que são a segurança, a sustentabilidade e a informação", complementa o Dr. Neumann.
"Na divisão de Carrocerias & Segurança (Chassis & Safety), pretendemos criar um futuro com um automóvel sem acidentes e ferimentos, por meio da integração de componentes de alto desempenho para os sistemas de freios, assim como de sensores e de tração do veículo, de acordo com o nosso conceito ContiGuard® de segurança. Da mesma forma, estamos bem preparados para uma visão futura de "emissão zero". Introduzimos novos padrões por meio da piezo-injeção de combustível em motores a gasolina e diesel, assim como para soluções híbridas, ou ainda por meio da otimização do atrito de rodagem dos pneus. Na divisão Powertrain decidimos viver o nosso lema que é ‘viver a mobilidade, sentir a paixão’, a partir de novas soluções para motores diesel e a gasolina, que farão com que os veículos sejam mais econômicos, mais confiáveis e ecologicamente mais corretos", diz Neumann.
O objetivo estratégico da nova divisão de Interiores tem o nome de "Always On". "Nós nos consideramos gestores de informações dentro do veículo e queremos otimizar este fluxo de informações. Iremos desenvolver novas funções para o contato com o mundo externo, assim como apresentar de uma forma intuitiva novos dados para o condutor do veículo. Para isso, a divisão de Interiores está perfeitamente estruturada, pois a nossa gama de produtos parte dos instrumentos combinados, abrange os sistemas de acesso e de controle e se estende até as plataformas de áudio e de navegação para veículos de passageiros e utilitários", completa Wennemer, cuja responsabilidade abrange também a divisão de Interiores.
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