Siemens promove capacitação e acesso a tecnologias de ponta em 600 unidades do Senai

As iniciativas incluem a expansão do calendário de treinamentos e o impulso à transformação digital por meio do acesso a soluções tecnológicas

Para promover a troca de experiências educacionais e inovadoras com profissionais da indústria, a Siemens estabeleceu acordo de cooperação com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e presta suporte em capacitação, modernização tecnológica e apoio em decisões técnicas desde 2022. A parceria vem alcançando sucesso com a participação da empresa em projetos nas escolas e Institutos de Inovação e Tecnologia (ISI e IST) do Senai. As iniciativas incluem a expansão do calendário de treinamentos e o impulso à transformação digital por meio do acesso a soluções tecnológicas em quase 600 unidades do Senai no país.

Em 2023, a Siemens viabilizou o maior projeto de padronização tecnológica das bancadas de automação do Senai que, com o apoio da fabricante de sistemas de aprendizagem Exxer, passaram a ser divididas de acordo com os padrões de complexidade de automação N1, N2 e N3, tornando ainda mais prática a aprendizagem de alunos das 273 unidades participantes. 

Esses treinamentos permitem aos estudantes compreenderem como controlar e gerenciar eficientemente máquinas, equipamentos e processos industriais em tempo real, facilitando a integração de sistemas, aumentando a produtividade, reduzindo custos e aprimorando a segurança em ambientes industriais. A iniciativa também atraiu a atenção do Senati-Peru, uma instituição similar ao Senai no Brasil, em busca de um modelo de implementação de tecnologia semelhante.

“A colaboração com o Senai vai além de um investimento em tecnologia de ponta para a automação e transformação digital das suas unidades. É um compromisso com o futuro da indústria brasileira. Nosso objetivo é conectar jovens talentos e mesmo equipes mais maduras ligadas à inovação com o que há de mais moderno para o desenvolvimento e modernização da indústria, garantindo que estejam preparados para impulsionar a inovação e a competitividade do setor", afirma José Borges Frias Jr., head de Inovação Corporativa da Siemens Brasil.

Formação continuada em todo o país

O apoio da Siemens ao ensino de tecnologia de ponta no Senai vai de Norte a Sul do país. Na unidade Anchieta, em São Paulo, a Siemens realizou um evento em conjunto com a PLMX Soluções e a Axis Solutions para discutir a transformação da indústria por meio da tecnologia de gêmeos digitais para plantas N2, e reuniu mais de 200 professores e alunos de 20 cidades. Já em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, a Siemens apoiou o Instituto Senai de Inovação, onde a empresa oferece capacitação e tecnologia de softwares e sistemas de controle. No Ceará, a empresa promoveu o primeiro workshop sobre "Sistemas Instrumentados de Segurança (SIS) para a Indústria de Processo e a norma IEC 61511", na unidade Senai Maracanaú, com foco no cenário de transição energética e segurança na indústria. Para este ano, estão previstas pelo menos mais quatro grandes cooperações com unidades do Senai nos estados do Paraná, São Paulo, Ceará e Pernambuco.


Continua depois da publicidade


"Aqui na Siemens estamos comprometidos com a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo, e acreditamos que parcerias como esta, com o setor da educação, desempenham um papel fundamental nesse processo. Nosso investimento vai além do desenvolvimento de habilidades e talentos profissionais; também promove uma cultura de inovação e responsabilidade social corporativa alinhada com o nosso compromisso com o futuro mais sustentável da indústria", conclui Julio Cesar Alves da Cunha, gerente de soluções e negócios da Siemens Brasil.

Leia também: Siemens já injetou mais de R$ 4 milhões em centro de experiência digital

Alunos do Senai no DEX

Digital Experience Center (DEX) da Siemens (Imagem: Siemens/Divulgação)

Além do projeto de melhoria na estrutura das escolas Senai, a Siemens também vem contribuindo com o processo de formação continuada dos estudantes. Uma das principais linhas de aproximação dos jovens com as tecnologias do futuro são as visitas realizadas ao Digital Experience Center (DEX), um catalisador de tecnologia e de inovação a serviço da sociedade. Combinando os mundos real e digital, o DEX reúne soluções que aceleram a digitalização, em um espaço onde é possível viver uma experiência imersiva e visualizar o verdadeiro significado da tecnologia com propósito, ou seja, aquela que impacta de maneira positiva o ser humano.

O objetivo é que os visitantes entendam os benefícios da digitalização para a indústria, acessando conteúdos interativos para cada solução apresentada, como o Gêmeo Digital e o Metaverso Industrial, por meio de tecnologias complementares, como modelagem 3D e realidade virtual. Além de estudantes, clientes e parceiros da Siemens, o DEX é aberto à visitação da sociedade.