Suzano investe US$ 110 milhões em expansão com aquisição de fábricas nos EUA

A produtora de celulose e bioprodutos anunciou a aquisição de duas fábricas da Pactiv Evergreen nos Estados Unidos, fortalecendo sua posição no mercado de embalagens na América do Norte

A Suzano, gigante brasileira referência global na produção de celulose e bioprodutos derivados de eucalipto, deu um passo significativo em sua expansão global ao adquirir duas fábricas da Pactiv Evergreen nos Estados Unidos por US$ 110 milhões. Esta aquisição estratégica, que abrange as unidades de Pine Bluff, Arkansas, e Waynesville, Carolina do Norte, marca a entrada da Suzano no promissor mercado de embalagens para consumo e food service na região, de acordo com comunicado da empresa divulgado na última semana.

A transação, sujeita a aprovações regulatórias previstas até o final do ano, adicionará aproximadamente 420 mil toneladas de capacidade anual de produção de papelcartão à já robusta capacidade da Suzano. Com isso, a empresa brasileira se posiciona como uma das principais fornecedoras de Liquid Packaging Board, amplamente utilizado no setor alimentício dos Estados Unidos, além de reforçar sua presença no segmento de copos de papel.

Além da compra das fábricas, a Suzano estabeleceu um acordo de longo prazo com a Pactiv Evergreen para fornecer papelcartão às unidades de conversão da empresa americana.

“Esta aquisição está alinhada à nossa estratégia. Estamos ingressando no mercado da América do Norte como um produtor competitivo de papelcartão, com ativos em localização geográfica privilegiada do ponto de vista operacional e logístico, que abre inclusive novas oportunidades para crescimento”, afirma o Vice-presidente Executivo de Papel e Embalagens da Suzano, Fabio Almeida. "Ao completarmos 100 anos, vemos este acordo como um investimento no futuro da empresa, e estamos ansiosos para construirmos um relacionamento duradouro e positivo com os times de Pine Bluff e Waynesville, e com as comunidades vizinhas às fábricas”, completa o executivo.

Os ativos recém-adquiridos se beneficiam da abundante disponibilidade de madeira na região, custos competitivos de energia e acesso facilitado a redes de transporte, incluindo ferrovias, portos e rodovias, fatores que contribuem para a eficiência operacional e competitiva da Suzano no mercado norte-americano.


Continua depois da publicidade


A Suzano, líder em celulose de fibra curta na América do Norte, com escritório em Fort Lauderdale, Flórida, e centro de tecnologia próximo a Vancouver, Canadá, é uma produtora chave de matéria-prima para alimentos e bebidas na América Latina. Em parceria com a Pactiv Evergreen, a empresa visa melhorar a competitividade e rentabilidade das novas fábricas de papelcartão nos EUA, já bem posicionadas na indústria de embalagens do país.