Empresa indiana Bajaj inaugura fábrica de motocicletas no Brasil

A meta é produzir 1.500 unidades por mês a partir de julho, totalizando cerca de 9 mil unidades produzidas em 2024

A Bajaj do Brasil inaugurou no dia 25 de junho sua fábrica de motocicletas em Manaus (AM). A nova planta é a primeira unidade produtiva da Bajaj fora da Índia e conta com equipamentos de alta tecnologia e toda a estrutura necessária para permitir o crescimento consistente da empresa no mercado brasileiro nos próximos anos.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do diretor executivo da Bajaj Auto Limited, Rakesh Sharma; do governador do Estado do Amazonas, Wilson Miranda Lima; do secretário municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, Laurimar Wagno de Oliveira; do superintendente da Suframa, Luiz Frederico Oliveira de Aguiar; do diretor executivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), Sérgio Oliveira, além de jornalistas, representantes das concessionárias e parceiros da marca. 

“A inauguração desta fábrica é uma grande alegria para todos da Bajaj Auto Limited e representa a concretização da nossa estratégia, que sempre esteve baseada em uma visão de longo prazo para o mercado brasileiro devido ao seu tamanho e complexidade. Nossos times do Brasil e da Índia têm trabalhado em total sinergia para entendermos o consumidor local e desenvolvermos produtos que atendam cada vez melhor às suas demandas”, disse Rakesh Sharma.

O executivo reforçou ainda que a parceria estratégica com a Dafra foi essencial para que o time Bajaj pudesse focar na construção da marca e estruturação da rede de concessionárias no Brasil, que atualmente conta com 21 unidades e ultrapassará a casa de 30 até o fim de 2024.

 “Todo o time da Bajaj do Brasil está muito orgulhoso em contribuir para este novo momento da marca no país. Começamos a nossa operação em dezembro de 2022 e ver que hoje, apenas 18 meses depois, já temos 21 concessionárias, comercializamos mais de 7.500 motocicletas e estamos inaugurando a nossa fábrica, é uma realização enorme e um grande indicativo de que estamos no caminho certo. Somos muito gratos à Bajaj Auto Limited por todo o suporte, à nossa rede de concessionários e parceiros pelo foco e dedicação tão fundamentais para a construção da nossa história e, principalmente, aos motociclistas brasileiros pela confiança na nossa marca e em nossos produtos”, disse Waldyr Ferreira, managing director da Bajaj do Brasil.


Continua depois da publicidade


A fábrica já havia iniciado as operações em 6 de junho, quando saiu da linha de produção a primeira Dominar 400, carro-chefe de vendas da marca no Brasil. Inicialmente a meta é produzir 1.500 unidades por mês a partir de julho, totalizando cerca de 9 mil unidades produzidas em 2024. Este volume, somado às quase 3 mil unidades já fabricadas em parceria com a Dafra, permitirá à Bajaj do Brasil atingir a meta de 12 mil unidades no ano, o que significa triplicar o volume de 2023. Para 2025, com a fábrica operando na capacidade total, o objetivo é chegar a 20 mil unidades produzidas.

A Bajaj planeja fechar o primeiro semestre de 2024 com 3.600 motocicletas vendidas, o que representa 46% de crescimento em relação ao semestre passado e 143% de aumento em relação ao primeiro semestre de 2023. “Com a nossa fábrica em operação e a rede em ritmo acelerado de expansão, direcionaremos nosso foco para a expansão da linha de produtos Bajaj disponíveis no Brasil, buscando atender os diferentes perfis e tipos de uso da motocicleta pelos motociclistas brasileiros de todas as regiões”, complementa Waldyr.

A planta opera em regime Completely Knock Down (CKD), ou seja, completamente desmontada, realizando os processos de preparação de kit, montagem de motor, montagem da motocicleta, controle de qualidade, embalagem e expedição. Já estão sendo montados os modelos Dominar 400, Dominar 200 e Dominar 160. No momento, atuam na unidade mais de 150 pessoas, entre funcionários diretos e indiretos, mas está previsto crescimento gradual da equipe.