JCB América Latina anuncia R$ 500 milhões para expandir unidade fabril em SP

Investimento expandirá produtos e fábrica da JCB em Sorocaba, criando 1.000 empregos em 5 anos. Unidade atual atende toda a América Latina

A multinacional britânica JCB, fabricante de máquinas pesadas para os setores da construção e agronegócio, anunciou na última sexta-feira (14) o maior investimento de sua história na América Latina, segundo a prefeitura de Sorocaba. A empresa destinará R$ 500 milhões para expandir seu portfólio de produtos e ampliar suas instalações na cidade. Este investimento, que contou com a participação da Prefeitura de Sorocaba no anúncio, resultará na criação de aproximadamente 1.000 novos empregos nos próximos cinco anos.

O aporte financeiro visa a expansão do portfólio de produtos e a ampliação do parque fabril de Sorocaba, gerando cerca de 1.000 novos postos de trabalho nos próximos cinco anos, dos quais 300 são empregos diretos e 700 indiretos, ligados a fornecedores. A prioridade será dada à contratação de moradores locais, fortalecendo a economia regional. Atualmente, a unidade de Sorocaba, inaugurada em 2012, é responsável por atender toda a América Latina e emprega 600 pessoas.

Inovação 

Dividido em várias frentes, o investimento inclui R$ 360 milhões destinados à expansão das operações e R$ 150 milhões para modernização da fábrica. Adicionalmente, R$ 50 milhões serão aplicados no desenvolvimento de novos produtos e nacionalização de equipamentos, e outros R$ 50 milhões pela rede de distribuidores. A JCB, terceira maior fabricante mundial de máquinas de construção, produz 30 modelos diferentes em Sorocaba, incluindo retroescavadeiras, manipuladores telescópicos, pás carregadeiras, escavadeiras hidráulicas de esteiras, miniescavadeiras, minicarregadeiras, rolos compactadores e plataformas elevatórias.

Com a meta de dobrar de tamanho até 2030, a JCB reforça seu compromisso com a inovação, investindo em tecnologias como maquinários elétricos e fomentando o uso de hidrogênio a combustão. Adriano Merigli, CEO da JCB América Latina, destacou o empenho da empresa em contribuir para o progresso da região e mencionou que, em 2023, a empresa teve seu segundo melhor ano no Brasil, com a venda de 3,5 mil máquinas, almejando um crescimento de 10% em 2024.