Toyota planeja nova fábrica em seu complexo automotivo de Sorocaba

Segundo Evandro Maggio, presidente da montadora no Brasil, a nova fábrica deverá quase dobrar a capacidade instalada atual da unidade

A Toyota anunciou a construção de uma nova fábrica de veículos em seu complexo industrial em Sorocaba, São Paulo, prevista para ser concluída até 2026, de acordo com publicação da Reuters. A expansão quase dobrará a capacidade produtiva da unidade, que atualmente fabrica até 175 mil veículos por ano. Entre os modelos produzidos na planta de Sorocaba está o utilitário esportivo Corolla Cross.

Em entrevista coletiva, Evandro Maggio, presidente da Toyota no Brasil, revelou que o projeto, conhecido como "Sorocaba 2", será finalizado em 2026 e resultará em uma instalação que praticamente duplicará a capacidade da fábrica atual. 

De acordo com Maggio, cerca de R$ 5 bilhões, dos R$ 11 bilhões anunciados para o Brasil até 2030, serão direcionados para a expansão da fábrica em Sorocaba e a transferência das operações de Indaiatuba para o complexo.

Com a construção da "Sorocaba 2", a Toyota também terá capacidade para montar baterias de veículos híbridos flex no Brasil nos próximos anos.

A empresa japonesa planeja lançar versões híbridas flex de todos os novos modelos produzidos no Brasil a partir deste ano.

O plano também inclui o lançamento de dois novos carros: um compacto híbrido em 2025 e outro modelo após a conclusão da ampliação da fábrica em 2026.