Ferramenta da Sandvik Coromant analisa dados para otimizar produtividade

Em 2023, relatórios gerados pela Sandvik Coromant ajudaram clientes a economizar 1.948 milhão de horas de produção

Para ajudar seus clientes a captar, medir e usar seus dados, a Sandvik Coromant disponibiliza um analisador de produtividade. Usado para ilustrar os benefícios diretos e indiretos das máquinas-ferramenta inteligentes, como aumento da produtividade, maior taxa de retorno e maior utilização da máquina, os clientes recebem uma análise pormenorizada do uso da ferramenta e seu impacto nas operações. Os dados são fornecidos por meio de um sistema de relatórios que descreve a economia exata que os clientes podem obter com o uso das ferramentas da Sandvik Coromant e apresenta sugestões para melhorias adicionais.

Por si só, o analisador de produtividade é bem-sucedido. Em 2023, a equipe de vendas da Sandvik Coromant criou 6.096 relatórios de produtividade que, no total, ajudaram os clientes a economizar 1.948 milhão de horas de produção. Agora, a Sandvik Coromant está incluindo novos recursos à ferramenta para ajudar os clientes a medir seu consumo de energia e sua pegada de carbono.

Leia também:
Sandvik Coromant apresenta novos produtos para usinagem de HRSA
Sandvik Coromant amplia oferta de fresas de topo inteiriças
Sandvik Coromant anuncia a CoroCut QD para corte no eixo Y

O analisador contará com uma nova página de dados de sustentabilidade, incluindo o consumo de energia por peça em quilowatts-hora (kWh), o consumo de energia por ano e a quantidade de emissões de CO2 geradas por ano. Para ajudar a determinar essas métricas, a Sandvik Coromant incluirá alguns parâmetros de teste adicionais ao seu processo de análise. Isso inclui a eficiência, medida pela quantidade de entrada de energia no fuso usada para processos de corte, o preço da energia na área local do fabricante e a intensidade de carbono dessa energia, a quantidade de energia necessária para operar uma máquina fora de seus requisitos normais de corte, dados geométricos sobre ferramentas e a dureza do material da peça usinada. 


Continua depois da publicidade


Em seguida, o analisador de produtividade envia esses dados de teste para o CoroPlus Tool Guide, onde os cálculos são feitos e os resultados de sustentabilidade são enviados de volta ao analisador. A Sandvik Coromant pode então fornecer aos clientes números exatos sobre o consumo de energia (kWh), economia de custos de energia e emissões de CO2. A inclusão de dados de sustentabilidade é possível para qualquer novo teste executado através do analisador de produtividade ou para testes existentes que já tenham sido criados.

Em um caso de teste, ao analisar o desempenho de um importante fabricante de automóveis, o analisador de sustentabilidade facilitou um aumento de 15% na produtividade. Isso foi possível através de uma análise aprofundada do custo da máquina do cliente, do custo da ferramenta, do custo de energia, do total de emissões e de várias outras métricas importantes. A Sandvik Coromant conseguiu pegar os dados de produção do cliente e recomendar, por exemplo, uma redução no consumo de energia por peço de 0,92 kWh para 0,71 kWh. De posse desses dados, o cliente agora consegue tomar decisões mais bem informadas para reduzir sua pegada de carbono. 

Analisador de produtividade da Sandvik Coromant ajuda a tornar produção mais eficiente. Imagem: Sandvik Coromant/ Divulgação

Liberando mais valor

Com esse novo nível de percepção de suas operações, os clientes poderão entender melhor o impacto de sua produção. Entretanto, ter esse conhecimento não é o fim da história. Saber mais sobre a pegada de carbono de uma instalação é apenas o ponto de partida - o que causa o impacto é o que os fabricantes fazem com esses dados.

Na Sandvik Coromant, temos nossa própria visão holística da sustentabilidade. A missão de nossa marca, Manufacturing Wellness, engloba uma variedade de hábitos que acreditamos que os fabricantes devem ter para serem bem-sucedidos e resilientes. Acreditamos que seguir esses hábitos conduzirá a nós, nossos parceiros e nossos clientes a um estado de bem-estar.

Um dos hábitos é eliminar resíduos. Um elemento fundamental na manufatura eficiente é eliminar tudo o que não agrega valor ou não contribui para a produção. Isso pode incluir a redução de material de refugo, bem como o desperdício de energia produzido pelo uso ineficiente da máquina. A Sandvik Coromant apoia essa ideia com a redução de resíduos em nossas próprias instalações e para nossos clientes através de iniciativas como nosso esquema global de recompra, permitindo que os clientes vendam suas ferramentas de usinagem usadas de volta à Sandvik Coromant para reciclagem.

Outro hábito importante que procuramos praticar é o de desbloquear o potencial com os dados. Acreditamos que os fabricantes bem-sucedidos são aqueles que reconhecem os dados como um ativo primordial para sua empresa e os utilizam para tomar as decisões certas. Embora os dados que fornecemos através de nosso analisador não possam dizer aos nossos clientes exatamente o que fazer para reduzir suas emissões, eles oferecem uma orientação que os ajuda a tomar decisões mais bem informadas. 

Não é segredo que o setor de manufatura deve agir para reduzir sua pegada de carbono. No entanto, pouco pode ser melhorado se não for medido corretamente. Ter uma visão real e baseada em dados da situação atual de um fabricante ajudará a guiá-lo para onde ele precisa estar em um futuro de zero líquido. Oferecer aos clientes a capacidade de medir a saída de emissões de suas operações de usinagem significa que podemos fornecer as bases para um futuro mais sustentável.

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM