3 estratégias para transformar o ambiente de trabalho com tecnologia e dados

DXC Technology compartilha estratégias para transformar o ambiente de trabalho com tecnologia e dados

A atração e retenção de talentos são elementos-chave para manter a competitividade e impulsionar o crescimento. Uma recente pesquisa de The Josh Bersin, influente consultoria no campo de recursos humanos e tecnologia, destaca que as empresas que priorizam a experiência do funcionário experimentam melhorias significativas na satisfação da equipe, receitas, produtividade e inovação.

Segundo dados da Qualtrics XM, Gallup e Mclean & Company compilados pela DXC Leading Edge, 63% dos funcionários sentem que sua tecnologia atual os torna mais produtivos. No entanto, apenas 23% afirmam estar realmente comprometidos com seus empregos. Esse achado evidencia a clara conexão entre a oferta de experiência tecnológica para os colaboradores e o desempenho organizacional. Além disso, destaca-se que 89% das organizações que oferecem interações digitais bem projetadas para suas equipes impulsionam significativamente a eficiência da força de trabalho.

Por essa razão, a DXC Technology, uma multinacional que ajuda empresas globais a gerenciar seus sistemas e operações, compartilha três recomendações destinadas a orientar as organizações na hora de projetar sua estratégia de modernização do ambiente de trabalho. Elas surgem de nossa experiência trabalhando com a maior empresa mineradora do Brasil.

“Em um contexto em que o talento impulsiona o sucesso empresarial, é crucial reconhecer a importância de ouvir e adaptar-se às necessidades dos colaboradores. Na DXC, acreditamos que uma estratégia de dados eficaz voltada para aprimorar a experiência tecnológica, alinhada às expectativas de um ambiente de trabalho flexível, é essencial para transformar a experiência de trabalho em algo não apenas eficiente, mas também enriquecedor para toda a equipe”, afirma Ricardo Ferreira, VP e General Manager da DXC Technology para a América Latina.

1. Compreender o sentimento dos funcionários

Este elemento destaca a importância da conexão emocional e da percepção do talento em relação ao clima organizacional, o senso de pertencimento e a clareza na comunicação na empresa. É vital medir este aspecto para obter insights sobre a satisfação e o comprometimento das equipes, utilizando pesquisas e análises para detectar áreas de melhoria na experiência do funcionário.


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O primeiro passo, então, é entender como os funcionários se sentem em relação a um serviço específico, que pode ser a integração, requisitos de TI ou resolução de problemas relacionados à tecnologia. “No caso da mineradora brasileira, a DXC criou um Centro de Excelência para avaliar e melhorar a experiência de trabalho, incluindo a otimização de serviços. Esta estratégia revelou oportunidades de otimização e automação, resultando em uma melhoria notável na percepção dos serviços de TI, com 94% de respostas positivas”, destaca Ricardo Ferreira.

2. Melhorar a eficiência operacional em ambientes remotos e híbridos

A tecnologia e a inovação desempenham um papel importante para eliminar silos e impulsionar a eficácia operacional. No caso da empresa mineradora, os funcionários tinham que passar várias horas viajando para o escritório mais próximo para resolver seus problemas de TI. “Para atender a essa demanda, a DXC projetou uma solução para reduzir o tempo, custo e risco associados às extensas viagens, implementando armários digitais inteligentes com ferramentas de gerenciamento de registros. Como resultado, agora as equipes podem acessar o suporte de TI necessário de forma oportuna, onde quer que estejam”, aponta Ferreira.

Este enfoque, que aproveita dados e inteligência artificial, facilita soluções práticas e interconectadas, superando os obstáculos dos métodos tradicionais e sendo sensíveis ao contexto geográfico.

3. Resiliência corporativa

Impulsionar a melhoria contínua por meio da medição da experiência dos funcionários é fundamental. Nesse sentido, o "DXC Experience Cube" é apresentado como uma estratégia inovadora, distanciando-se das pesquisas convencionais ao integrar dois conjuntos de dados de experiências subjetivas com um de informações operacionais objetivas. “Esta metodologia enfatiza a importância dos serviços essenciais e do aproveitamento dos dados operacionais e de experiências para gerar insights valiosos em tempo real, fundamentais para o aprimoramento constante dos serviços”, explica Ferreira

A análise realizada pelo Centro de Excelência permitiu a esta empresa aperfeiçoar seus processos, obtendo um aumento de 58% na eficiência para resolver problemas e implementando mais de 60 melhorias em seu ambiente de trabalho. Isso teve um impacto direto e significativo no nível de comprometimento dos funcionários, demonstrando o valor de adotar abordagens orientadas a dados para a otimização da experiência de trabalho.

“A importância da atração e retenção de talentos não pode ser subestimada, uma vez que se trata de fatores cruciais para a competitividade e o crescimento das organizações. Ao seguir abordagens orientadas a dados para otimizar a experiência de trabalho, as empresas podem alcançar melhorias substanciais em sua eficiência e comprometimento dos funcionários, garantindo assim um futuro mais próspero e sustentável”, conclui Ricardo Ferreira.

*Imagem de capa: Depositphotos