Sandvik Coromant anuncia a CoroCut QD para corte no eixo Y

A atualização do CoroCut QD para corte no eixo Y, apresentando rotação de 90 graus, melhora qualidade superficial e redução de vibração

A Sandvik Coromant, especialista em ferramentas de usinagem, atualizou sua ferramenta de corte CoroCut® QD para corte no eixo Y. A ferramenta de corte CoroCut QD para corte no eixo Y. Com todos os mesmos recursos da original, a CoroCut QD para corte no eixo Y foi otimizada para apresentar uma rotação de 90 graus no bolsão da pastilha, permitindo melhor qualidade superficial, redução da vibração e maior rigidez da lâmina.

A CoroCut QD para o eixo Y é incluída na atual linha de produtos CoroCut da Sandvik Coromant. A QD para corte no eixo Y apresenta todos os mesmos recursos da CoroCut QD, mas com uma mudança significativa: o bolsão da pastilha é girado em 90 graus .

Diferentemente das ferramentas de corte convencionais que se alinham ao eixo X da máquina-ferramenta, o corte no eixo Y opera com um princípio diferente. Em vez disso, oferecer rotação de 90 graus no sentido anti-horário para alinhar com o eixo Y traz vários benefícios.

A atualização para a CoroCut QD melhora a qualidade superficial, gera menos vibração em comparação com o corte convencional, resultando em menos ruído, bem como o corte de diâmetros muito maiores do que o que é possível atualmente com os métodos convencionais. Além disso, a transferência da carga resultante para a seção mais forte da lâmina cria uma rigidez seis vezes maior da lâmina, permitindo maior avanço e balanços mais longos sem perder a estabilidade.

Mais especificamente, as lâminas foram atualizadas para não terem deslocamento em Y, o que significa uma programação mais fácil e maior curso. As lâminas também têm uma superfície de parada que atende a duas necessidades importantes da aplicação: evitar que a lâmina seja empurrada para dentro do adaptador e facilitar o set-up.

"O corte convencional usa o movimento de avanço ao longo do eixo X, o que significa que a força de corte é direcionada através da seção mais fraca da lâmina", disse Fredrik Selin, Especialista em Aplicação de Produtos Globais em Torneamento. "Isso pode levar à deformação e à instabilidade. Ao girar o bolsão da pastilha em 90 graus usando o eixo Y, as forças de corte são reduzidas ao longo de todo comprimento da lâmina, aumentando a rigidez da lâmina em até 600%".


Continua depois da publicidade


"A CoroCut QDY é ideal para corte em centros de torneamento e máquinas multitarefas com eixo Y”, continuou Selin. “Isso inclui o corte em máquinas de cabeçote móvel, grandes diâmetros de até 120 milímetros (mm) e longos balanços para alcançar entre o mandril principal e o submandril. Portanto, quando há necessidade de cortar ou usinar canaletas profundas sem comprometer a segurança do processo ou a eficiência da usinagem, a solução CoroCut QDY atualizada é a escolha perfeita".

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM