Indústria da transformação registra aumento em quatro de seis indicadores

Pesquisa da CNI mostra que setor apresentou leve recuperação nas horas trabalhadas da produção, nos empregos, na massa salarial e no rendimento médio real no início de 2024

A indústria de transformação apresentou leve avanço em janeiro de 2024 na comparação com dezembro de 2023. A constatação está na pesquisa Indicadores Industriais, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O levantamento mensal mostra que o número de horas trabalhadas na produção, o emprego, a massa salarial e o rendimento médio do trabalhador da indústria avançaram no primeiro mês deste ano, quando comparados com dezembro de 2023 e com o mesmo período do ano anterior. Os indicadores de faturamento real e o nível de utilização da capacidade instalada ficaram estáveis.

“A pesquisa reflete o momento aquecido do mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, a ausência de novos impulsos para a atividade industrial. Já quando comparado ao mesmo período de 2023, a pesquisa mostra que a indústria de transformação inicia 2024 em uma situação melhor em relação a 2023”, explica a economista da CNI, Larissa Nocko.

Horas trabalhadas e rendimento médio

Segundo os Indicadores Industriais, as horas trabalhadas na produção aumentaram 0,4% em janeiro de 2024 na comparação com dezembro de 2023, na série livre de efeitos sazonais. O número marca o terceiro mês de crescimento, depois de cinco meses sem avanço. Além disso, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, o número de horas trabalhadas na produção cresceu 0,8%.

Outro indicador que também apresentou aumento pela terceira vez consecutiva foi o de rendimento médio real, que cresceu 0,6% na virada de ano. Entre novembro e janeiro, o índice acumulou alta de 4,4%. Já em comparação com janeiro de 2023, o crescimento foi 6,4%.

Emprego e massa salarial aumentaram em 2024

O emprego industrial cresceu 0,3% de dezembro de 2023 para janeiro de 2024, na série livre de efeitos sazonais. Entre novembro e janeiro, esse indicador acumulou alta de 0,7%, fazendo com que o indicador se situe em um patamar mais alto que o registrado na maior parte de 2023.


Continua depois da publicidade


O indicador de massa salarial cresceu 2,0% na passagem de ano, na série dessazonalizada. Após oscilar em torno do mesmo patamar entre maio e outubro de 2023, a massa salarial acumulou crescimento de 5,5% entre novembro e janeiro. Na comparação com janeiro de 2023, também houve um avanço de 6,2%.

Estabilidade na utilização de capacidade e faturamento

O faturamento real da indústria permaneceu estável (-0,1%) na virada de dezembro para janeiro deste ano.

Essa estabilidade interrompe a sequência de dois meses de crescimento registrada em novembro e dezembro, quando o faturamento acumulou avanço de 1,8%. Na comparação com janeiro de 2023, houve crescimento de 3,4% do faturamento.

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) ficou em 77,6% em janeiro de 2024, também registrando relativa estabilidade (-0,1) na comparação com dezembro de 2023, na série dessazonalizada.

Mais sobre os Indicadores Industriais

O levantamento mensal, que teve início em 1992, identifica a evolução de curto prazo da atividade industrial, especificamente da indústria de transformação, por meio de variáveis como faturamento, horas trabalhadas na produção, emprego, remuneração, rendimento médio e utilização da capacidade instalada.

Nesta pesquisa, foram consultadas 1008 indústrias de grande porte da indústria de transformação.

*Imagem de capa: Depositphotos