Empresa de energia solar investe R$ 50 mi para dobrar produção

Fabricante decidiu aumentar fábrica em Minas Gerais com meta de ampliar vendas em 30% ainda em 2024

A MTR-Arcol, do setor de energia solar, anunciou investimento de R$ 50 milhões para ampliar sua fábrica em Juiz de Fora, em Minas Gerais. De acordo com conteúdo do Diário do Comércio, a expectativa da fabricante de equipamentos para geração distribuída (GD) de energia solar é que as vendas aumentem 30% em 2024.

Para aumentar as vendas, a companhia pretende dobrar a produção de estruturas para usinas de solo. “Estamos nos preparando para atender exportação nos nossos certificados internacionais, para que possamos atender América Latina, parte da Europa, África, e de forma muito sólida. A partir do segundo semestre, ou, se demorar muito, no início do ano que vem”, afirma o diretor da MTR-Arcol, Adriano Nascimento. Em 2023, as vendas da empresa cresceram 45%.

Atualmente, os principais destinos da empresa são os mercados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso. No entanto, Nascimento explica que a fabricante decidiu apostar para novos negócios de energia solar por conta de seus atuais clientes. Segundo o diretor, algumas empresas estrangeiras querem levar as soluções de geração distribuída da fábrica de Juiz de Fora aos outros países onde atuam.

Processo de adequação 

A previsão de começar a exportar apenas no segundo semestre - ou no ano que vem - deve-se ao demorado processo para se adequar ao mercado externo. A MTR-Arcol está na finalização do seu certificado internacional com empresas dos Estados Unidos, China e Espanha homologadas para essa certificação. Ainda segundo o diretor, atualmente a companhia possui 240 funcionários, a estimativa da empresa é aumentar a equipe para, ao menos, 380. “Expandindo somente para fabricar 2 GWp, já estamos planejando um passo bem além. Na verdade, é a base de um projeto bem maior que vamos estar pavimentando ao longo dessa jornada”, conta.