Plataforma 3DExperience otimiza manutenção de aeronaves

Uso da plataforma permite a Dassault Aviation antecipar problemas de frota das Forças Armadas da França

A Dassault Aviation, braço da Dassault Systèmes, estendeu o uso da plataforma 3DEXPERIENCE na nuvem para otimizar a manutenção, reparo e revisão de sua frota de aeronaves Rafale para o Ministério das Forças Armadas da França.

A capacidade de colaboração e ciência de dados da plataforma permite a Dassault Aviation antecipar problemas de MRO (manutenção, reparo e revisão geral de aeronaves, em inglês), otimizar operações de manutenção e maximizar a disponibilidade da frota ao aproveitar grandes quantidades de dados relacionados ao design, manufatura, suporte e diários de voo/manutenção de cada aeronave.

Quando em uso, cada aeronave Rafaele se comporta de modo diferente e precisa de operações de manutenção específicas, de acordo com o que acontece ao longo de seu uso. MRO eficiente exige soluções integradas para analisar a complexidade de dados gerados dos diversos sistemas de informação em diferentes formatos enquanto a aeronave está em uso.

Suporte necessário

A experiência da solução “Keep them Operating” da Dassault Systèmes, baseada na plataforma 3DEXPERIENCE, fornece a Dassault Aviation um plataforma digital totalmente integrada e um modelo orientado por dados para coletar aqueles que são mais importantes, alimentando constantemente o gêmeo virtual da aeronave durante todas as fases de seu ciclo de vida. Com isso, é possível identificar as ações necessárias para fornecer o suporte necessário para os processos de manutenção.


Continua depois da publicidade


“Com a Dassault Systèmes, estamos alinhados com o fato de que os dados estão no centro da capacidade de transformar os processos que impactam a disponibilidade da frota. O desafio é aproveitar qualquer tipo de dado e utilizá-lo apropriadamente, enquanto criam-se novas maneiras para todos os envolvidos no processo colaborarem. Experiências com gêmeos virtuais na plataforma 3DEXPERIENCE nos possibilita entender os dados e usá-los para modelar não apenas os equipamentos, os ativos e a frota, mas também todo o sistema de suporte necessário para operar uma aeronave sob qualquer condição e no mais alto nível de desempenho”, diz Bruno Chevalier, vice-presidente executivo sênior e suporte ao cliente militar da Dassault Aviation.

Antecipar problemas

Com a plataforma 3DEXPERIENCE e aplicativos NETVIBES, os técnicos e engenheiros de manutenção da Dassault Aviation podem antecipar problemas antes que eles ocorram e elaborar rapidamente cronogramas de manutenção, substituição de partes e processos de MRO apropriados para atender aos objetivos. As partes envolvidas podem tomarmelhores decisões informadas e de forma colaborativa sobre manutenção preditiva, aprimorando a cadeia de fornecimento de peças de reposição por meio das  soluções de suporte ao piloto e assistência em terra, otimizando o inventário.

“Com cada programa, a Dassault Aviation se beneficia da profundidade de recursos que nossa plataforma 3DEXPERIENCE baseada na nuvem oferece. Ao combinar colaboração, ciência de dados e os recursos dos gêmeos virtuais da plataforma, eles podem prever como cada aeronave vai se comportar individualmente e, desse modo, executar a manutenção mais eficientemente. Isso significa mais disponibilidade da frota e maior inovação para o desenvolvimento de novas aeronaves”, afirma David Ziegler, vice-presidente da Indústria Aeroespecial e de Defesa da Dassault Systèmes.