GWM e Senai-SP se unem para capacitação em eletrificação veicular

Curso faz parte da recém-lançada estrutura de treinamento, a GWM Academy

A Great Wall Motors (GWM) Brasil e a Escola e Faculdade Senai “Conde José Vicente de Azevedo”, de São Paulo, firmaram um contrato de parceria para a realização de um curso voltado para os profissionais técnicos das concessionárias da autotech. A ação faz parte da recém-lançada estrutura de treinamentos da montadora, a GWM Academy, que tem como principais objetivos proporcionar transferência de conhecimento e formação profissional à sociedade e garantir um atendimento de excelência no pós-venda das suas concessionárias.

“A capacitação da rede GWM é um aspecto fundamental da nossa operação. Por isso, nos unimos ao Senai Ipiranga, que também é reconhecido nacionalmente por sua excelência em desenvolvimento e aplicação de cursos técnicos, para oferecer a melhor formação em eletrificação. Este momento é um marco social, devido à transferência de know-how entre China e Brasil sobre novas tecnologias e inovações, em especial sobre eletrificação", ressalta Daniel Conte, Diretor de Pós-Vendas da GWM.

Módulos

O primeiro módulo contará com a participação de 64 técnicos e líderes de oficina - quatro turmas com 16 integrantes cada -, com pelo menos um representante de cada concessionária GWM que possua oficina. Os carros que farão parte do curso são o GWM Haval H6 HEV, Haval H6 PHEV, ORA 03 GT e o Ora 03 Skin Copacabana. A primeira e a segunda turmas iniciaram o curso no dia 23 de novembro e encerrarão no dia 1ᵒ de dezembro. A terceira e a quarta farão o treinamento de 7 a 11 de dezembro.

“É uma grande satisfação firmar esse contrato com a GWM a fim de contribuir para que mais pessoas estejam preparadas para atuarem, no aspecto da eletrificação veicular, com os carros da marca. Ao todo, capacitaremos 64 técnicos e líderes de oficina da montadora”, destaca o Diretor do Senai-SP, Adelmo Belizário. 

Conteúdo do curso

A primeira fase do treinamento, com o tema “Instruções de Segurança para Veículos Eletrificados”, tem carga horária de 8 horas, distribuídas em dois dias, e é realizada on-line. O objetivo é desenvolver competências relativas à conscientização dos riscos ao trabalhar com um sistema de alta tensão, reconhecendo os perigos e identificando quais trabalhos e níveis de competência profissional requerem cada tipo de atividade, seguindo normas e procedimentos técnicos.


Continua depois da publicidade


Na sequência, os profissionais participam do treinamento presencial no Senai Ipiranga, na cidade de São Paulo, com duração de 40 horas, ao longo de uma semana. Com o tema “Técnicas de Manutenção em Sistemas e Componentes Desenergizados em Veículos Eletrificados, Ferramentas de Diagnóstico GWM e Módulo Técnico (GDMC)”, este treinamento tem como objetivo a realização de intervenções, testes e diagnósticos no sistema elétrico de potência desenergizado de veículos elétricos e híbridos, identificando os componentes do sistema e o funcionamento dos principais componentes da tração elétrica, seguindo normas e procedimentos de segurança. Neste treinamento, também serão apresentadas as ferramentas de diagnóstico GWM, bem como o módulo do sistema técnico no portal GDMC.

Os profissionais da rede que forem aprovados na avaliação final receberão certificação do Senai e serão elegíveis ao certificado do treinamento, que faz parte da formação do profissional GWM e base para a certificação dos concessionários.