Engenheiros debatem como implantar indústria de semicondutores no Brasil

Debater abordará possíveis estratégias empreendedoras e desenvolvimento da tecnologia necessária

A Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) realiza no dia 28 de novembro, a partir das 13 horas, em São Paulo, o seminário “Como estabelecer uma indústria de semicondutores no Brasil”, que abordará dois aspectos considerados cruciais: as possíveis estratégias empreendedoras a partir de investimentos públicos e privados e desenvolvimento da tecnologia necessária, além da qualificação da mão de obra.

Partindo do princípio que a iniciativa, para ser bem-sucedida, exige concerto de esforços que reúna Estado, setor empresarial e universidades, a atividade contará com a participação de representantes dos três segmentos, que traçarão um panorama das demandas, obstáculos e, principalmente, das possibilidades de avanços. 

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, tem participação por videoconferência confirmada na abertura do seminário. Presencialmente, entre outras autoridades, prestigiará o evento o vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth.

“Esse seminário, que integra o nosso projeto ‘Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento’, pretende dar efetiva contribuição ao avanço dessa discussão, daí a prioridade em contar com os atores relevantes para o tema, incluindo empresas, autoridades e pesquisadores de alto nível”, afirma Murilo Pinheiro, presidente da FNE e também do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), cujas instalações sediarão a atividade.

Para o dirigente, apesar de haver desafios relevantes, produzir semicondutores no país, e não somente fazer o seu encapsulamento como ocorre hoje, é plenamente possível, tendo em vista a disponibilidade de capital intelectual e de matéria-prima, além da demanda interna. “É preciso enfrentar a questão para que o Brasil dê um salto relevante no seu desenvolvimento”, conclui. 

Serviço

Seminário - Como estabelecer uma indústria de semicondutores no Brasil
28 de novembro de 2023, 13h às 18h
Auditório do SEESP
Rua Genebra, 25 – São Paulo – SP
Evento gratuito, sem necessidade de inscrição prévia; haverá credenciamento na chegada. 

Confira a programação

13h – Recepção e credenciamento
13h30 – Abertura
Com a participação a distância de Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
15h – Estratégias empreendedoras, investimentos públicos e privados
José Roberto Cardoso – Coordenador do Conselho Tecnológico do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP)
Antonio Corrêa de Lacerda – Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Nilton Morimoto – Membro da Associação Brasileira da Indústria de Semicondutores (Abisemi)
Fernando Momesso Pelai – Especialista do Departamento de Competitividade e Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)
16h30 – Desenvolvimento de tecnologia e qualificação da mão de obra
Marcelo Zuffo – Diretor do InovaUSP
Henrique Miguel – Secretário de Ciência e Tecnologia para a Transformação Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)
Israel Guratti – Gerente do Departamento de Tecnologia e Política Industrial da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee)
Gilberto Medeiros Ribeiro – Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Augusto Cesar Gadelha Vieira – Presidente do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec)
Adão Villaverde – Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)
18h – Encerramento


Continua depois da publicidade


*Imagem de capa: Depositphotos