Australiana investirá R$ 345 milhões em refinaria de níquel e cobalto no Brasil

Jervois Global Limited investirá em sua primeira refinaria no Brasil. Planta, em São Paulo, deve entrar em operação em 2025

A Jervois Global Limited, empresa australiana que produz cobalto, níquel e subprodutos usados na indústria química, em catalisadores e na fabricação de baterias, investirá R$ 345 milhões em sua primeira refinaria no Brasil. A unidade fica no bairro de São Miguel Paulista, na Zona Leste de São Paulo, e pertencia à Companhia Brasileira de Alumínio, antes de ser comprada pela Jervois.

O projeto, que deve gerar cerca de 450 empregos, entre direitos e indiretos, conta com apoio da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), que assessora a Jervois em questões tributárias e de infraestrutura.

A refinaria de São Miguel Paulista deve entrar em operação em 2025 e possui capacidade total de produção de 10 mil toneladas métricas por ano de níquel refinado e 2 mil toneladas métricas de cobalto refinado. A tendência é que a unidade atenda os mercados interno e externo, cujo acesso deve ser facilitado por conta proximidade do porto de Santos, localizado a cerca de 100 quilômetros da refinaria.