Mercopar 2023 apresenta soluções tecnológicas em Segurança do Trabalho

Expositores da maior feira de inovação industrial da América Latina mostrarão tecnologias inéditas que permitirão treinamentos no metaverso e monitoramento de exposições a risco

Mais do que a geração de negócios, a Mercopar 2023 será palco para apresentação de soluções tecnológicas que estão a serviço dos seres humanos e das organizações. A 32ª edição da maior feira de inovação industrial da América Latina, que neste ano tem como foco a importância das práticas de ESG na indústria, levará a Caxias do Sul algumas tecnologias inovadoras voltadas à segurança do trabalho, importante ponto de governança nas empresas.

As empresas Pix Force Tecnologia e Meta Safety serão duas das atrações presentes no espaço Mercopar Tendências, apresentando suas soluções tecnológicas ao público durante os quatro dias de feira.

Monitoramento de segurança

Chamada Pix Safety, a ferramenta desenvolvida pela Pix Force Tecnologia será lançada para o mercado nacional no espaço Mercopar Tendências. A plataforma faz com que câmeras de monitoramento registrem, acessem, editem e organizem, em tempo real, imagens relacionadas especificamente a comportamentos humanos e situações que impactam na saúde e na segurança das equipes de trabalho.

Utilizando Inteligência Artificial (IA) e Visão Computacional para fazer o processamento de dados por imagem, a solução se integra aos sistemas de câmeras das empresas, identificando e alertando sobre uma série de fatores que podem colocar em risco a segurança das pessoas. Isso abrange desde a verificação do uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) até o monitoramento das chamadas "redzones" ou áreas de risco com potencial de queda ou explosão, por exemplo.

A ferramenta também permite a delimitação de quais áreas da empresa, atividades ou ações específicas serão monitoradas em cada câmera cadastrada, capturando o momento exato de um desvio, sem a necessidade de revisar horas de vídeos. Os incidentes detectados são enviados para um painel de controle, onde as informações são registradas. Os gestores também podem configurar alarmes, incluindo notificações sonoras, e-mails ou mensagens via WhatsApp.

Treinamento no metaverso

Com um ambiente que simula o real, o game de realidade virtual desenvolvido pela Meta Safety ilustra a sensação de estar a 20 metros de altura, mas com a vantagem de continuar com os pés firmes no chão, sem exposição a riscos. Na prática, o profissional entra no metaverso para simular a subida em uma escada de marinheiro – amplamente utilizada em estruturas industriais – e realiza todo o aprendizado de forma cinestésica. A tecnologia também ajuda a identificar fobias em um ambiente totalmente seguro. O treinamento completo tem duração de uma hora e passa por quatro fases distintas, em que a pessoa alterna etapas guiadas e individuais.


Continua depois da publicidade


O único metaverso de treinamento do Brasil com carga horária completa, de acordo com a norma regulamentadora (NR-35), e com emissão de certificado, estará disponível aos visitantes, que poderão colocar os óculos de realidade virtual, vestir os EPIs dentro do game e realizar a vivência na prática.

Mercopar 2023

Promovida pelo Sebrae RS e pela Fiergs, a Mercopar chega a sua 32ª edição de 17 a 20 de outubro em um espaço de 38 mil metros quadrados no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. Em 2022, a maior feira de inovação industrial da América Latina reuniu 512 expositores e gerou um número recorde de R$ 430 milhões em negócios, um crescimento de 77% em relação ao ano anterior. Foram mais de 35 mil visitantes e mais de 200 horas de conteúdo durante os quatro dias. O evento possui foco voltado para a geração de negócios e promoção de conteúdo de segmentos como metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem.