Intel inicia fabricação de semicondutores com máquinas com tecnologia EUV

A tecnologia EUV tem sido implementada em semicondutores que alimentam aplicativos de computação mais exigentes, um caminho para PCs com IA

A Intel deu início a produção em massa utilizando o processo de fabricação Intel 4 com litografia de 7nm. As máquinas de litografia EUV (Ultra Violeta Extrema) representam um grande avanço para o setor de semicondutores. O feito aconteceu na fábrica de US$ 18,5 milhões, localizada na Irlanda.

Para a companhia, a chegada deste momento inaugura o futuro para os próximos processadores Intel Core Ultra da Intel (codinome Meteor Lake), que abrirão o caminho para PCs com IA, bem como os processadores Intel Xeon da futura geração que chegarão em 2024.

A tecnologia EUV empregada na produção do Intel 4 é amplamente adotada em nós de tecnologia de semicondutores de ponta que alimentam os aplicativos de computação mais exigentes, como inteligência artificial (IA), redes móveis avançadas, direção autônoma e novos data centers e aplicativos em nuvem.

Além disso, o EUV desempenha um papel fundamental no cumprimento da meta definida pela companhia, de criar cinco gerações de tecnologia em apenas 4 anos.

Cadeia de valor 

A abertura da Fab 34 em Leixlip, na Irlanda, combinada com as instalações planejadas de fabricação de wafers da Intel em Magdeburg, na Alemanha, e as instalações planejadas de montagem e teste em Wrocław, na Polônia, ajudarão a criar uma cadeia de valor na fabricação de semicondutores.

“As operações da Intel na Irlanda são a base de nossa presença global de produção e uma parte importante da construção de uma cadeia de valor de fabricação de semicondutores de ponta a ponta na Europa”, disse Keyvan Esfarjani, vice-presidente executivo e diretor de operações globais da Intel. 

“À medida que continuamos a avançar com nosso investimento de 17 bilhões de euros, isso representa um marco significativo e uma vitória para nossas operações na Irlanda, pois traz a mais recente e melhor tecnologia Intel 4 da Intel utilizando EUV para Fab 34, Irlanda e Europa”.