Pequenos negócios e exportação na Feira do Empreendedor 2023

Espaço Sebrae Trade terá palestras, atendimento ao público e rodadas de negócios com compradores nacionais e estrangeiros

A edição 2023 da Feira do Empreendedor 2023 (FE23) do Sebrae-SP terá programação voltada para empreendores interessados em exportação. O espaço Sebrae Trade Negócios Globais promete levar conhecimento e orientação sobre exportação e oportunidades de negócios durante os quatro dias do evento.

A programação do Sebrae Trade incluirá palestras e talk shows com especialistas, incluindo estrangeiros falando de seus países. Serão 12 palestras por dia sobre temas que vão de oportunidades e tendências de consumo no mundo, passando por preparação para exportação, logística internacional, financiamento e inteligência comercial, por exemplo.

Foco em comércio exterior

Entre os convidados estarão representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Investe SP, Desenvolve SP, Alibaba, Banco do Brasil, Câmara de Comércio Brasil Canadá, Correios, Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (Ceciex), além de representantes de entidades comerciais de Portugal, Estados Unidos, Malásia, continente africano, entre outros, caracterizando a maior reunião de atores relevantes na área de comércio exterior no período de quatro dias em um mesmo local.

No primeiro dia da FE23, o Sebrae Trade vai promover um workshop sobre estratégias de internacionalização com a consultoria Sterna International Business; a tarde do último dia será dedicada à exportação via plataformas online, como Alibaba, B2Brazil, Connect Americas/BID.

Em todos os dias do evento haverá atendimentos gratuitos para o público presente no espaço, com foco na exportação.

Para as empresas já familiarizadas com comércio exterior, serão realizadas rodadas de negócios nacionais e internacionais diárias com a participação de 20 compradores das Américas do Norte e do Sul e empresas comerciais exportadoras de segmentos como higiene pessoal e cosméticos, moda (confecções, têxtil, calçados, couro, calçados, acessórios), alimentos e bebidas e produtos pet, entre outros.


Continua depois da publicidade


“O nosso objetivo é prover em um só local o máximo de soluções e instrumentos possíveis, oferecidos pelo Sebrae e pelos parceiros, que permitam às micro e pequenas empresas, mas também aos potenciais empreendedores, exportar de forma sustentável e segura, contribuindo para o aumento da competitividade dessas empresas e para o desenvolvimento econômico do Estado”, afirma a gestora do Sebrae Trade Negócios Globais e consultora em comércio exterior do Sebrae-SP, Sophia Costa.

A Feira do Empreendedor 2023 

A Feira do Empreendedor 2023 vai ocorrer de 16 a 19 de outubro, das 10h às 20h, no São Paulo Expo e online. A maior feira de empreendedorismo do mundo ocorrerá em um espaço ainda maior em relação a edição anterior: a área das atrações passará de 45 mil m² para 51 mil m². No ano passado, o evento registrou 125 mil visitantes com movimentação de mais de R$ 550 milhões em negócios fechados.