Metalurgia 2023 abre as portas da Expoville nesta terça-feira (19), em Joinville

Além dos lançamentos para a cadeia de fundição, confira também a programação de capacitação profissional promovida pelo evento

A 12ª edição da Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços, mais conhecida como Metalurgia 2023, está prestes a agitar a cidade de Joinville (SC) de 19 a 22 de setembro. Com um crescimento de 100% em espaço de exposição em relação à edição anterior, em 2018, esta edição ocupará 11.400 m² para abrigar seus 210 expositores. Além de representantes de todas as regiões do Brasil, a feira atraiu participantes de diversas nações, incluindo Estados Unidos, Itália, Espanha, Inglaterra, Argentina, Turquia, China e Rússia.

O evento, que começa nesta terça-feira (19), promete ser um celeiro de inovações, com foco em tecnologias de ponta, como a indústria 4.0, automação, máquinas e equipamentos de última geração, fornos de alta performance, matéria-prima de qualidade, soluções avançadas de metrologia, software e sistemas de controle de última geração, além de soluções de tratamento de efluentes e processos de tratamento térmico e de superfície de alto nível.

Com a perspectiva de atrair mais de 12 mil visitantes, especialmente vindos dos estados brasileiros mais influentes na indústria de fundição, como Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais, bem como de várias outras nações, a organização do evento antecipa que a feira poderá gerar aproximadamente R$ 300 milhões em negócios durante o evento e nos 18 meses subsequentes.
 
"A Metalurgia cumpre a importante missão de promover relacionamentos, negócios e desenvolvimento profissional, estabelecendo-se como um dos investimentos mais abrangentes em marketing B2B, devido à credibilidade que confere às negociações. Nada supera o contato direto, e nesta edição estamos celebrando cinco anos de inovações para o setor", afirma Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil, empresa organizadora do evento.

Capacitação profissional

O evento conta ainda com uma série de eventos simultâneos como o Cintec Fundição – Congresso de Inovação Tecnológica, organizado pelo Dr. Fundição, com destaque para as novas tecnologias, fundição 4.0, ESG (Governança Ambiental, Corporativa e Social), automação e perspectivas para o mercado. A programação de Wokshops gratuitos promovidos pelos expositores, com temas ligados as tecnologias e inovações do setor, completam a programação com 25 palestras.


Continua depois da publicidade


A Rodada de Negócios é outra importante ação que reúne compradores e vendedores do segmento, com a oportunidade de conhecer novas soluções e fornecedores, e de consolidar negócios com facilidade e rapidez.

Juntas, todas essas atividades fazem da Metalurgia um evento completo e devem atrair um público altamente qualificado em ambiente próprio para negócios e acesso aos mais recentes lançamentos e tecnologias do mercado. “Esse é o único evento do setor no Brasil que, além de visita à feira, oferece capacitação profissional por meio de palestras e workshops e agilidade em fechamento de negócios por meio da rodada”, destaca Spirandelli.

A cidade de Joinville, centralizada nos estados mais industrializados do Brasil, servirá como palco para o sucesso desta edição da Metalurgia, considerada uma das principais feiras do setor. A iniciativa é organizada pela Messe Brasil, com apoio da Associação Brasileira da Fundição (ABIFA), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (ABINFER). Esta é uma oportunidade única de explorar o que há de mais inovador em tecnologia para fundição e metalurgia, em um ambiente propício a negócios e à descoberta das mais recentes tendências do mercado.

Serviço

Metalurgia 2023 – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços
Data: 19 a 22 de setembro de 2023
Horário: 13h às 20h
Local: Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE – R. XV de Novembro, 4315 – Glória, Joinville – SC
Organização: Messe Brasil
Realização e apoio: ABIFA, ABINFER E ABIMAQ
Credenciamento de visitantes: https://materiais.messebrasil.com.br/metalurgia-2023-visitante 
Acesso a partir de 14 anos

CINTEC Fundição

A parceria inédita da Messe Brasil com a plataforma online Doutor Fundição traz para a Metalurgia trabalhos técnicos desenvolvidos por especialistas, que poderão ser conhecidos no estande coletivo, formado por parceiros do canal. Além disso, o Dr. Fundição será responsável pela organização do CINTEC Fundição – Congresso de Inovação Tecnológica.

Fundição 4.0, revestimentos, técnicas para redução de retrabalho, revestimentos e análise térmica estão entre os temas do congresso técnico, apresentado por especialistas. As inscrições podem ser feitas diretamente no site da Metalurgia.

A plataforma Doutor Fundição é um canal presente nas redes sociais com o objetivo de reunir informações e conteúdo técnico de qualidade apresentado por profissionais renomados do setor de fundição. Conta com extensa grade de apresentações, palestras, conversas técnicas e lives. O acervo dispõe de mais de 700 vídeos e 500h de programação que suprem as demandas de todos os setores da fundição.

Workshops

Completam a programação de conhecimento técnico da Metalurgia, os workshops promovidos por expositores. A ação possibilita que os profissionais do mercado tenham acesso às tecnologias inovadoras e lançamentos, disponíveis para a da indústria de fundição e siderurgia. As temáticas abrangem questões relacionadas a ferramentarias, projetos de moldes, apontamento de produção, mercado livre de energia, produção de peças, manutenção e segurança, questões ambientais, processos químicos, processos de areia verde, entre outros aspectos.

A programação completa e as inscrições gratuitas estão disponíveis no site da Metalurgia.

Rodada de Negócios

A Rodada de Negócios Metalurgia será realizada dia 20 de setembro, das 7h45 às 18h, na Expoville. Compradores e vendedores participam de reuniões individuais, com interesses mútuos na demanda e na oferta de produtos e serviços. Cada empresa tem a oportunidade de participar de dezenas de reuniões em um único dia, com boas possibilidades de fechar negócios durante a rodada, além de iniciar um relacionamento que cria resultados a médio e longo prazos.

“A Messe Brasil utiliza de sua expertise de mais de 25 anos de relacionamento com o mercado da indústria de fundição para selecionar as melhores empresas e organizar as reuniões direcionadas de acordo com a demanda e produto ofertado, potencializando a realização de negócios e otimizando o tempo dos participantes”, comenta Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil.

Inscrições limitadas no site da Metalurgia.