Empresa de energia investirá R$ 152 mi em planta de biometano em MG

A produção prevista é de 80 mil metros cúbicos diários de biometano

A empresa de energia Asja, especialista no gerenciamento de usinas de energia renováveis, anunciou investimento de R$ 152 milhões para a construção de uma planta de alta tecnologia em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, para transformar resíduos urbanos em biometano.

Com o investimento, a produção prevista é de 80 mil metros cúbicos diários do produto, além da geração de 24 empregos permanentes. O biometano é um gás natural renovável, que pode ser usado em diversas aplicações, desde mobilidade urbana até indústrias de grande porte. O produto, mais sustentável, auxilia na descarbonização da economia no estado.

O presidente do Grupo Asja na Itália, Agostino Re Rebaudengo, sinalizou o compromisso da empresa, também no Brasil, com a transição para uma economia mais verde e sustentável.

Ganhos ambientais

De acordo com a empresa, a planta de biometano em Sabará fará a produção com alta tecnologia e dentro dos padrões exigidos pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a partir do biogás gerado da decomposição da fração orgânica dos resíduos sólidos do aterro, operado pelo Grupo Vital, que é parceiro no projeto. O processo consiste no tratamento e purificação do biogás, elevando o poder calorífico, tornando-o semelhante ao gás natural, com a grande vantagem de ser um biocombustível altamente eficiente e de baixo impacto ambiental.

Além disso, no mesmo local haverá dois geradores de energia movidos com o gás produzido, com capacidade de 2.8 MW, para autoconsumo. Ao todo, a planta da Asja contribuirá para evitar a dispersão de 415 mil tCO₂eq/ano (tonelada de dióxido de carbono equivalente).


Continua depois da publicidade


A planta de biometano em Minas Gerais contribuirá, ainda, para a diversificação da matriz energética do país, reduzindo a dependência de fontes não renováveis e importadas de energia. Neste sentido, o biometano pode ser utilizado para fins industriais e frota veicular, em substituição ao gás natural. Isso aumentará a segurança energética e fortalecerá a autonomia na produção de recursos essenciais.