Máquinas e equipamentos: Confira o que os expositores levarão à Metalurgia 2023

Ao todo, são 190 expositores vindos de todas as regiões do Brasil, além de outros países como USA, Turquia, China, Rússia, Itália e México

De 19 a 22 de setembro, a 12ª MetalurgiaFeira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços concentra lançamentos e tecnologias para esse mercado, em Joinville, SC. A feira é a única do setor no Brasil a reunir expositores ligados à fundição e metalurgia, trazendo soluções de automação e robôs, indústria 4.0, tratamento térmico e soldagem, reciclagem e EPIs. São 190 expositores, vindos de todas as regiões do Brasil, além de outros países como USA, Turquia, China, Rússia, Itália e México.

Confira o que o que alguns dos expositores do setor de máquinas e equipamentos levarão aos estandes do evento:

A participação da líder mundial em abrasivos de aço, Winoa Brasil na Metalurgia, será uma oportunidade para a empresa divulgar as novidades para o mercado de jateamento. O conjunto de soluções abrange equipamentos, acessórios, abrasivos de aço carbono, inox, alumínio, arame cortado e vidro, EPIs, máquinas e instrumentos para o jateamento em geral. As soluções são voltadas ao mercado metalúrgico, rodoviário, granito, energia, aeroespacial, marinho e ferroviário. Os abrasivos fornecidos pela Winoa Brasil são 100% recicláveis, com opções de séries premium e standard. Além disso, a empresa conta com equipamentos exclusivos para inspecionar o processo de jateamento e equipes e serviços técnicos de manutenção e otimização.

A especialidade em fornecer serviços de ponta em caldeirarias, será levada pela Abim para o estande da empresa. Desenvolvido por profissionais qualificados, a empresa personaliza o projeto conforme a demanda do cliente. Os destaques na feira serão a panela de fundição e a caixa redutora, contemplando diferentes modelos de panelas, forno por indução e forno de fundição. Para siderurgias, a Abim dispõe de dutos refrigerados, estrutura para painéis refrigerados, carro para transporte de bobinas, e forma para refratário de fusão.


Continua depois da publicidade


A Tecnobriq, fabricante de briquetadeiras e trituradores, destaca na Metalurgia a prensa briquetadeira compacta, detalhando o desenvolvimento de projetos, fabricação e assistência técnica de equipamentos que geram briquetes. O equipamento permite a reciclagem de cavacos na forma de briquetes que tem uma série de vantagens e benefícios ao meio ambiente. A produção de briquetes a base de cavacos recupera até 99% do óleo de corte, reduz o consumo de energia elétrica e tempo de fusão entre 5 a 10%, reduz a geração de gases e na formação de escória durante a fusão, reduz a aquisição de matéria-prima ou sucata. A recuperação do material aumenta o valor de venda dos cavacos (só usinagens), reduz o volume ocupado pelos cavacos x briquetes em até 6X, facilita a movimentação dos cavacos briquetados, reduz a área de estocagem dos cavacos x briquetes, previne problemas com fiscalizações ambientais, aumenta a vida útil dos Filtros de Mangas e do Refratário dos Fornos, e elimina totalmente o uso de centrífugas.

A Tecnotêmpera, líder no ramo de tratamento térmico, implanta nova linha de fornos para tratar ferramentas, moldes EXTRA grandes, e peças funcionais. O forno a vácuo nesta linha é o maior forno deste tipo na América do Sul: dimensões nominais L x A x C – 1000 x 1000 x 1500 mm. Com esse forno é possível acomodar peças de até 2100 mm de comprimento ou 1300 mm de diâmetro, com peso de até 4.000 kg. Além dos tratamentos de têmpera a vácuo comuns nestes fornos, a linha está equipada para realizar o processo de “Cementação a baixa pressão” podendo atingir até 5.0mm de camada efetiva. A linha foi comprada da Fulcrum, empresa que se destacou como uma das líderes em tecnologia do mercado de equipamentos de tratamento térmico na Ásia.

A Metalúrgica Maske apresenta seus serviços e produtos na área metalmecânica, como as soluções de corte a laser. Com mais de 60 anos de experiência no ramo, a empresa oferece prestação de serviços e execução de projetos personalizados, como corte em guilhotina, corte a laser, dobra, calandra de chapas metálicas (aço carbono, alumínio e inox), usinagem e solda (TIG, MIG, Eletrodo e Oxigênio). Além disso, a empresa produz produtos na área metalmecânica/caldeiraria, como coifa, sistema de exaustão (dutos), bancada de serviço, carrinho de transporte/cavacos e estante em diversos modelos, mezanino, escada de marinheiro e guarda corpo.

A DRJ Radiocomunicação é uma revenda autorizada Platinum e System Integrator da Motorola Solutions, e estará presente na feira para apresentar os mais recentes lançamentos da marca. Entre os destaques está o rádio R7 Motorola, que possui tecnologia de áudio superior, ideal para ambientes com muito ruído. O rádio ION é um equipamento híbrido que funciona na tecnologia DMR e LTE (Wi-fi, 3G, 4G e 5G) e conta com display colorido Gorila Glass que suporta quedas e impactos. Outro destaque de radiocomunicação é a linha WAVE PTX, um serviço em nuvem que funciona com terminal TLK ou um aplicativo de smartphone. Essa linha dispensa as infraestruturas convencionais por se tratar de um cloud servisse.

Especializada em soluções logísticas, a Michelson leva para a Metalurgia a linha completa de empilhadeiras da marca HELI, desde modelos elétricos até os movidos a combustão. Uma das principais tendências do mercado atualmente, são as soluções de transporte sustentáveis e a empresa oferece empilhadeira movida a baterias de lítio, uma alternativa sustentável e renovável para a operação logística das empresas, por não emitir poluentes. A HELI é uma das principais marcas de empilhadeiras do mundo, e suas máquinas são capazes de movimentar desde 1 até 45 toneladas de carga.

A DJ Fornos leva para a Metalurgia seus equipamentos de alta qualidade e soluções tecnológicas para a indústria metalúrgica. Nesta edição da feira, a DJ Fornos apresenta seu mais novo forno elétrico de espera de alumínio, com sistema de isolamento e refratário de alta performance garantindo maior economia energética. Os visitantes da feira terão acesso a toda a linha de fornos de fusão e manutenção de alumínio de alta produtividade, modelo torre de fusão, além de todos os equipamentos complementares, como panelas de transporte e desgaseificadores para alumínio, para atender uma fundição, seja para gravidade ou coquilha, alta pressão ou baixa pressão.

Reconhecida no mercado pela tecnologia e extensa linha de equipamentos, a Körper expõe na Metalurgia soluções para resfriamento, refrigeração e aquecimento de água industrial. Um dos principais diferenciais é a conectividade oferecida pelos equipamentos. Por meio de PCs, celulares e outros dispositivos, é possível acessar, verificar e controlar todos os parâmetros de operação de forma remota. Essa funcionalidade permite que os clientes tenham maior flexibilidade e facilidade no monitoramento e ajuste dos equipamentos, proporcionando maior eficiência e otimização dos processos industriais. Seu portfólio abrange desde chillers, torres de resfriamento, trocadores de calor, termorreguladores, entre outros.

Indústrias que procuram equipamentos de tratamento de efluentes industriais eficientes e personalizados, encontram as soluções no estande da LJ Santos na Metalurgia. Os equipamentos são desenvolvidos sob medida, levando em consideração as necessidades específicas de cada cliente, como o espaço físico disponível, demanda de tratamento e finalidade do processo. Com uma abordagem inovadora, a empresa oferece soluções compactas e robustas, que estão constantemente passando por melhorias e atualizações.

A GHI chega à Metalurgia com um arsenal de tecnologias de ponta, com soluções de derretimento, retenção e reciclagem de alumínio. São equipamentos e fornos inteligentes, projetados para maximizar o rendimento de metal e entregar produtos de alta qualidade em conformidade com os padrões da indústria. Os fornos de derretimento e retenção de alumínio são a essência da eficiência e precisão. O Forno Rotativo Inclinado, Forno Sidewell e Vortex, e o Forno Reverberatório de Retenção com tecnologia de ponta e engenharia meticulosa, garantem o derretimento e a retenção eficientes do alumínio, proporcionando resultados excepcionais em termos de qualidade do produto e economia de energia.

A Eldorado Máquinas e Equipamentos apresenta a sua linha completa de soluções avançadas para a indústria de fundição, incluindo caixas redutoras, panelas de vazamento e panelas de tratamento de metal para ferro nodular. A linha de caixas redutoras e panelas de vazamento é projetada para atender às necessidades das fundições de pequeno, médio e grande porte. Entre os equipamentos, destaque especial para a Caixa Redutora Motorizada, um produto que assegura a segurança e a precisão nas operações de vazamento e tratamento de metal líquido. Com a opção de automação no manuseio das panelas, essa solução eleva a eficiência dos processos e reduz riscos operacionais.

A Euromac participa da Metalurgia com sua renomada Linha de Sopradoras de Machos, uma gama de máquinas que variam de 10 a 400 litros de capacidade, com opções de 1 a 4 estações. Essas sopradoras são ideais para processos como Cold-Box, Hot-Box, Shell Moulding e Inorgânico, proporcionando eficiência e qualidade em cada etapa. A Linha de Sopradoras de Machos é líder no mercado, com um diferencial marcante do sistema de sopro de alta eficiência e de funcionamento único do gasador. Com o uso do exclusivo sistema de funcionamento, o cliente alcança economia no consumo de catalisador e no tempo do ciclo de gasagem. Isso resulta em operações mais eficientes, reduzindo custos e otimizando os processos de fundição.

A Tecnopro expõe a ampla gama de equipamentos de tratamento térmico com tecnologias 4.0 e serviços personalizados. A empresa fornece equipamentos com a tecnologia 4.0 de fornecedores da Alemanha, China, Suíça e Bulgária, garantindo produtos de qualidade e inovação constante. A linha de produtos abrange fornos industriais, para laboratórios, para P&D, a vácuo, a atmosfera, especiais, a indução, a micro-ondas, de fusão e fundição, para preparação de amostras, de cementação gasosa, de cementação à vácuo (LPC), de nitretação gasosa controlada, de nitretação iônica, de renevimento, de recozimento e de solubilização.

Como especialistas em tecnologia de fornos e soluções sustentáveis, a Beijing compartilha as inovações em fusão e fundição de metais, tratamento térmico, queimadores e materiais refratários. A empresa é reconhecida por fornecer fornos de fusão e fundição de alta qualidade para as indústrias de fundição, extrusão e beneficiamento de metais, entre outros setores. Os fornos são projetados para oferecer desempenho excepcional, eficiência energética e resultados consistentes.

Serviço

Metalurgia 2023 – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços
Data: 19 a 22 de setembro de 2023
Horário: 13h às 20h
Local: Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE – R. XV de Novembro, 4315 – Glória, Joinville – SC
Organização: Messe Brasil
Realização e apoio: ABIFA, ABINFER E ABIMAQ
Credenciamento de visitantes: https://materiais.messebrasil.com.br/metalurgia-2023-visitante 
Acesso a partir de 14 anos