BYD anuncia criação de centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador

Com investimentos previstos para a Bahia, a greentech lançará a pedra fundamental de seu complexo fabril baiano em outubro

Após anunciar o investimento de R$ 3 bilhões para a construção de um complexo fabril em Camaçari (BA), a BYD planeja estabelecer um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador (BA), como parte do projeto em andamento no estado. O local terá como foco principal a tecnologia de um motor híbrido flex, que utiliza etanol em conjunto com a propulsão elétrica. O objetivo é trazer essa tecnologia para o Brasil e para a Bahia, contribuindo para a reindustrialização e reinvenção da indústria automotiva nacional.

"Nós vamos trazer nosso time de especialistas em engenharia para o Brasil e pesquisar e desenvolver modelos híbridos flex. Esse é o anúncio que temos hoje: estabeleceremos um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador para avançar com essa tecnologia e transformar a capital baiana em um polo de inovação, o Vale do Silício brasileiro", disse CEO da BYD no Brasil, Tyler Li, que fez o anúncio durante um evento com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e outras autoridades.

Durante o evento, também foi revelado que o presidente global da BYD, Wang Chuanfu, estará presente na Bahia em outubro para lançar a pedra fundamental do complexo de Camaçari. A linha de montagem desse complexo será inspirada na unidade fabril de Changzhou, na China.

Além da produção de veículos elétricos, o complexo incluirá fábricas para chassis de ônibus e caminhões elétricos destinados ao Norte e Nordeste do Brasil, bem como uma instalação para o beneficiamento e exportação de matérias-primas para baterias, como lítio e ferro fosfato. A produção está prevista para começar no final de 2024 ou início de 2025, com uma capacidade estimada de 150 mil unidades por ano, incluindo os modelos BYD Dolphin e BYD Song Plus.