Ecoinovação será tema do Congresso Internacional de Inovação da Indústria

Inscrições para edição 2023 do Congresso Internacional de Inovação da Indústria seguem abertas; evento será nos dias 27 e 28 de setembro

Seguem abertas as inscrições para a 10ª edição do Congresso Internacional de Inovação da Indústria, o mais importante evento do setor na América Latina. Iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), o encontro debaterá a ecoinovação e será realizado nos dias 27 e 28 de setembro, no São Paulo Expo, na capital paulista. A participação poderá ser presencial ou virtual.

O tema ecoinovação é uma tendência mundial que vem se consolidando e promovendo mudanças nos modelos de negócios. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a ecoinovação pode ser definida como a inovação que resulta na redução do impacto ambiental, realizada intencionalmente ou não. Inovação verde e inovação ambiental são expressões que também têm sido adotadas nesse sentido.

"A indústria já vem fazendo esforços para aliar inovação à sustentabilidade, mesmo porque isso é uma demanda do mercado e da sociedade. O que precisamos é aprofundar a discussão e construir uma política nacional que oriente o país rumo ao desenvolvimento pautado pela ecoinovação. No Congresso, queremos contribuir com o debate e explorar os caminhos e estratégias para que isso se concretize o quanto antes no Brasil", afirma a diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio.

“O Sebrae está comprometido em fomentar a inovação e a adoção de práticas sustentáveis em todos os setores da indústria, especialmente naquelas que são pequenas empresas. Um Congresso como este nos dá a possibilidade de trocarmos experiências e promovermos parcerias que impulsionem a sustentabilidade dos negócios. Soluções ambientalmente responsáveis e economicamente viáveis são um caminho promissor para a competitividade e o desenvolvimento sustentável”, ressalta o diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick.

Experiências internacionais

A partir desta edição, o Congresso de Inovação passa a ser internacional, com a mobilização de instituições e empresas parceiras em diferentes países. O evento contará com a participação de delegações estrangeiras e contará com a presença de palestrantes que trarão experiências de países que são referência em ciência, tecnologia e inovação.


Continua depois da publicidade


Durante os dois dias, líderes empresariais, acadêmicos, autoridades, além de especialistas internacionais e brasileiros discutirão os impactos da revolução digital sob diferentes perspectivas, além de abordar quais estratégias os países e empresas têm adotado para avançar na corrida tecnológica aliada à sustentabilidade.

A italiana Mariana Mazzucato, uma das economistas mais influentes no mundo e especialista em financiamento para inovação é uma das presenças confirmadas, juntamente com a bióloga e ativista americana Janine Benyus.

*imagem de capa: Depositphotos