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O Brasil recebeu no mês passado o primeiro voo operado pela Latam em aeronave abastecida com Combustível Sustentável de Aviação (SAF). O novo A320neo da frota da companhia realizou o trajeto entre a fábrica da Airbus em Toulouse (França) e Fortaleza (Brasil) com 30% de SAF produzido a partir de óleo de cozinha usado e misturado ao combustível convencional. A chegada da aeronave representa mais um passo da companhia para redução do uso de combustível e das emissões de CO2.
O Combustível Sustentável de Aviação é produzido com matérias-primas alternativas como resíduos, gorduras, óleos, entre outros, resultando em um produto final sintético e com baixo teor de CO2. O montante de 30% de SAF incorporado ao combustível utilizado no voo possui um fator de redução de aproximadamente 80% do ciclo de vida do CO2 na comparação com o combustível convencional, de acordo com o Default Life Cycle Emissions Values for CORSIA Eligible Fuels, da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).
O A320neo oferece economia de combustível de 15% se comparado à tecnologia anterior da Airbus, podendo chegar a 20% em voos longos. De acordo com dados da fabricante, desde sua chegada ao mercado, a família A320neo evitou a geração aproximada de 20 milhões de toneladas de CO2 e uma redução de até 50% de poluição sonora.
Até 2030, a Latam prevê ultrapassar a marca de 100 aeronaves da família A320neo em toda a sua operação. Até o final de 2023, o grupo deve ter pelo menos 31 aeronaves do modelo em operação, alcançando uma frota de 323 aviões no total.
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