Com investimento de US$ 87 mi, Braskem amplia produção de biopolímeros em 30%

A planta de eteno bio-based está operando com capacidade de 260 mil toneladas por ano

A Braskem concluiu um importante marco ao aumentar em 30% a capacidade de produção de sua planta de eteno de origem renovável, localizada no Polo Petroquímico de Triunfo, Rio Grande do Sul. Para atender à crescente demanda mundial por produtos sustentáveis, a empresa investiu US$ 87 milhões nessa expansão, conforme divulgado na última semana pela empresa petroquímica. A planta agora opera com capacidade ampliada, passando de 200.000 para 260.000 toneladas por ano. O eteno bio-based da Braskem é produzido a partir do etanol de cana-de-açúcar.

Walmir Soller, vice-presidente de Olefinas e Poliolefinas da Braskem para Europa e Ásia, e responsável globalmente pelo I'm greenTM, marca que identifica o negócio de produtos bio-based da companhia, explica que a expansão da capacidade de eteno de origem renovável reforça o compromisso da Braskem com o desenvolvimento sustentável e a inovação. Ele destaca que há treze anos a empresa lançou a primeira produção mundial de polietileno bio-based em escala industrial, com tecnologia própria, e agora busca atender à crescente demanda da sociedade e dos clientes por produtos com menor impacto ao meio ambiente.

Cada tonelada de resina plástica produzida com matéria-prima renovável resulta na remoção de 3 toneladas de CO2 da atmosfera. Desde o início da planta em 2010, mais de 1,2 milhão de toneladas de polietileno bio-based I'm greenTM foram produzidas. Com o recente aumento da capacidade de produção, estima-se que aproximadamente 185.000 toneladas de CO2 equivalente sejam removidas anualmente. De acordo com o comunicado, essa iniciativa é um passo significativo na ambição da empresa de aumentar a produção de biopolímeros para um milhão de toneladas até 2030 e, ao mesmo tempo, alcançar a neutralidade em carbono até 2050.

A Braskem exporta hoje seu portfólio de resinas de origem renovável para mais de 30 países, onde é utilizado em produtos de mais de 250 grandes marcas conhecidas, como Allbirds, DUO UK, Grupo Boticário, Johnson&Johnson, Natura & Co, Nissin e Tetra Pak. Essas resinas bio-based são amplamente empregadas na fabricação de embalagens, bolsas, brinquedos, utilidades domésticas, cabos e fios industriais, filmes para embalagens, garrafas de água reutilizáveis e diversos outros produtos.