Primeiro curso de formação de planner industrial começa no dia 31 de julho

Papel do planner industrial é apoiar as empresas para otimizar os recursos e potencializar os resultados

Começa no próximo dia 31 de julho o curso Formação Planner: Conectando Vendas e Operações na Era 4.0, realizado pelo CT360, em parceria com Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). É a primeira turma para formação de um novo profissional para a indústria: o planner industrial. O curso tem duração de um semestre e as aulas acontecem no formato híbrido.

As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de julho, pelo site do CT360 -  Centro e Treinamento da Easy 360, startup curitibana que desenvolveu uma solução para conectar vendas e operações no setor industrial. Os alunos podem participar das aulas de forma presencial no campus da PUCPR, em Curitiba, ou remotamente, em qualquer lugar do Brasil, com aulas transmitidas ao vivo. A carga horária totaliza 120 horas/aula, duas vezes por semana, por cinco meses. As aulas começam no dia 31 de julho.

O que é e o que faz um planner industrial?

O planner industrial - profissional que será formado no curso - é uma carreira já bastante procurada em outros países, mas ainda é novidade no Brasil. Christian Silva, um dos sócios fundadores do CT360, explica que o papel do planner é apoiar as empresas para otimizar os recursos e potencializar os resultados, sendo referência na tomada de decisões estratégicas dentro da corporação.

“Um problema recorrente em diversas empresas é a falta de processos integrados e a comunicação eficiente entre os diferentes departamentos. O reflexo é um desequilíbrio interno entre a demanda gerada pelos times de vendas e o que a produção efetivamente consegue fabricar. Entre os reflexos da falta desses fluxos internos bem estabelecido estão prejuízos financeiros, desmotivação e um ambiente de constante tensão entre os colaboradores”, complementa Silva, que tem em seu currículo passagens nos cargos de Plant Manager e Diretor de Operações e Serviços, e que, mais recentemente, foi Diretor de Unidade de Negócios da Bematech Hardware no Brasil e Estados Unidos.

O curso

O curso, desenvolvido pelo CT360 em parceria com a PUCPR, surgiu da necessidade de formar um novo perfil profissional no mercado com diferentes habilidades e capacidade de enxergar o todo na operação e compreender o negócio. “É muito comum verificar os departamentos atuando de forma independente, sem uma percepção real da capacidade que a empresa tem em termos produtivos e do potencial do mercado que pode ser alcançado. O planner industrial será alguém qualificado para ter essa visão estratégica, que impacta em resultados efetivos para organização para detectar gargalos, restrições e ajudando a desenvolver novas oportunidades de negócios”, esclarece.


Continua depois da publicidade


Ao longo das aulas, os participantes terão contato com ferramentas utilizadas no cotidiano da indústria e que são necessárias para executar o planejamento estratégico.

Assuntos que vão desde vendas até operações como Inteligência de Mercado, Administração de vendas, Análise estratégica, Planejamento de demanda, Supply Chain, Planejamento de Produção e Materiais, Gestão de Estoques e S&OP fazem parte da grade de disciplinas. O objetivo é capacitar o profissional que atua ou pretende atuar no setor industrial, mas que também pode atuar no setor de serviços.

O curso é administrado pelo professor Fabio Pampuche, que possui formação em Economia, Gestão da Qualidade e Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico, com experiência internacional na implantação do processo de S&OP, que vai contribuir com seu conhecimento em planejamento, supply chain e inteligência de mercado. Além disso, um dos grandes diferenciais é a coordenação focada em apoiar os alunos durante as aulas e acompanhá-los em seu desenvolvimento profissional. Tânia Stoco, que atuou em grandes empresas nas áreas de recursos humanos, desenvolvimento de treinamento e formação de executivos, é a responsável pela condução dessa área.

Para participar do curso é necessário ter o Ensino Médio completo. Ao final do curso, os alunos recebem o certificado reconhecido pela PUCPR, comprovando sua expertise e valor no mercado. Os inscritos também terão acesso a toda a estrutura educacional oferecida pela universidade, que é referência no mercado.

As aulas acontecem na PUCPR no Campus Curitiba, no Prado Velho, em parceria com a academia Lean, que conta com uma abordagem que combina as técnicas da filosofia Lean e a metodologia Six Sigma, que têm como objetivos otimizar os processos das empresas. O corpo docente é formado por especialistas de diversas áreas e que estão em atuação no mercado. 

*Imagem de capa: Depositphotos