Rodada de Negócios e capacitação são destaque da Intermach 2023

A 14ª Intermach ofereceu cerca de 40 palestras gratuitas, das quais participaram aproximadamente 90 pessoas

A 14ª Intermach recebeu a participação de 80 empresas na sua clássica Rodada de Negócios, com 60 fornecedores e 20 compradores, resultando em aproximadamente 680 reuniões. Diversos setores estiveram representados, incluindo logística, indústria metalmecânica, embalagens, agroindústria, telecomunicações, automotivo, construção civil e linha branca. A feira ocorreu ao longo da última semana, em Joinville, Santa Catarina.

Os participantes da Rodada de Negócios foram elogiados pela sua qualificação, como observado por Ubiratã Rezler, diretor da Rezler Chavetas e Usinados. Ele destacou que os compradores estavam mais abertos e procurando alternativas, devido ao período de instabilidade. A avaliação geral foi positiva, com expectativa de bons resultados a partir dos contatos estabelecidos.

Pela primeira vez como expositor da Intermach e também na Rodada de Negócios, a Aço Peças Oliveira, sediada em São Leopoldo (RS), trouxe para o evento seus serviços de usinagem, com produção de peças customizadas para seus clientes.

“Nossa expectativa era vir para a Intermach e entender o eixo industrial de Joinville. O resultado está sendo muito positivo e promissor, porque tivemos acesso a todos os contatos que imaginávamos, com grandes empresas. Isso podem promover grandes negócios. Valeu muito a pena e foi um ótimo investimento”, avalia o gerente comercial da empresa, Alexandre Duarte.

Também estreante na Rodada de Negócios da Intermach, a Comexi do Brasil, empresa voltada à fabricação de máquinas para a indústria de embalagens flexíveis e impressão de produtos, veio em busca de novos fornecedores para a parte de usinagem e metalmecânica.

De acordo com Rodrigo Hoff, atuante no setor de compras da empresa, o balanço foi positivo e os contatos estabelecidos poderão resultar em negócios imediatos e, também, a longo prazo. “Temos aproximadamente R$ 8 milhões para botar em negócios, por ano. Dos contatos que fizemos na Rodada, acredito que vamos gerar negócios com cerca de seis parceiros”, estima Hoff.

Capacitação atrai o público

O evento também ofereceu cerca de 40 palestras gratuitas, atraindo aproximadamente 90 participantes interessados em adquirir conhecimento técnico de qualidade. A programação incluiu o Congresso de Inovação e Tecnologia - CINTEC, organizado pelo Instituto Senai de Inovação, e o Seminário de Metrologia e Controle de Qualidade, organizado pela Câmara Setorial de Máquinas, Equipamentos para Controle de Qualidade, Ensaios e Medição (CSQI) da ABIMAQ. Além disso, os workshops realizados pelos expositores também foram bastante movimentados.


Continua depois da publicidade


Para o vice-presidente da CSQI, Sergio Cristofoletti, o resultado do evento surpreendeu em relação ao número de participantes que tiveram a oportunidade de ter acesso às novidades e às informações diferenciadas.

“A Intermach é uma feira de grande importância para a região e para o fabricante. Criar essa atmosfera e proporcionar esse espaço de workshops aos fabricantes tem sido um trabalho primoroso. No ano passado já realizamos o Seminário de Metrologia e tivemos uma boa experiência, tanto que retornamos para a feira com o mesmo evento, trazendo outras tecnologias desenvolvidas”, pontua.

O técnico em mecânica Jean Waterstradt veio da cidade de Indaial (SC) especialmente para participar do Seminário de Metrologia e Controle de Qualidade, com interesse em obter novos conhecimentos para aplicar na indústria. “Conheci instrumentos novos que podem ajudar a resolver problemas de controle de processo e ter registro daquele controle operacional”, disse.

Workshops

Um dos workshops em destaque no evento foi o realizado pela Inox do Brasil, que compartilhou informações e novidades relevantes para o mercado. Cleiton Moretto, diretor da empresa, destacou a importância estratégica desses workshops, que além de promoverem conhecimento, servem como uma ferramenta para divulgar a feira e impulsionar os negócios das empresas participantes. A estrutura e o suporte fornecidos pela Intermach também foram elogiados pelos expositores, contribuindo para o sucesso desses eventos.

Outro workshop que atraiu grande público foi o "Indústria 4.0: O poder da digitalização e Verticalização ao alcance de todos", realizado pela AX4B Sistemas. O assunto abordado é altamente relevante no setor industrial. Eduardo Lazzuri, diretor da AX4B, ressaltou o interesse despertado pelas soluções tecnológicas que visam aumentar a eficiência e a produtividade das indústrias, possibilitando que sejam mais competitivas, otimizem custos e alcancem melhores mercados, incluindo o mercado externo.

Lazzuri destacou a importância estratégica dos workshops realizados pelos expositores durante a Intermach, pois proporcionam uma aproximação entre as empresas, seus produtos e o público. Ele ressaltou que esse espaço é fundamental, pois nem sempre as pessoas têm tempo para parar nos estandes, e os workshops oferecem a oportunidade de fornecer um atendimento diferenciado, reunindo um grupo na sala e apresentando soluções para um número maior de pessoas em um curto período de tempo.