IoT deverá atingir 1,1 bilhão de remessas em 2027

Conscientização do consumidor sobre dispositivos domésticos inteligentes será um dos principais motivos para a ascensão do mercado

As remessas globais de dispositivos domésticos inteligentes continuaram a cair no primeiro trimestre de 2023, pois as remessas caíram 5,6% ano a ano, para 186,0 milhões de unidades, de acordo com o International Data Corporation (IDC) Worldwide Quarterly Smart Rastreador de dispositivos domésticos. 

Alto-falantes inteligentes e dispositivos de entretenimento de vídeo em rede enfrentaram as maiores quedas no primeiro trimestre, caindo 15,4% e 7,8%, respectivamente, em comparação com o ano anterior. 

Olhando para o futuro, o IDC espera que o mercado caia 1,8% no geral em 2023, já que a fraca demanda do consumidor e a volatilidade econômica continuam a exercer uma pressão negativa significativa no mercado.

Embora exista muita incerteza, a IDC espera que o mercado volte a crescer em 2024 e continue até 2027, com volumes de dispositivos atingindo 1,1 bilhão de remessas em 2027.

"Embora tenha havido bolsões de crescimento, o mercado em grande parte estagnou devido à falta de atualizações significativas entre uma geração de dispositivos e a próxima", disse Jitesh Ubrani, gerente de pesquisa para Mobility and Consumer Device Trackers do IDC . "Mesmo o lançamento do padrão Matter não foi suficiente para estimular a demanda, apesar de oferecer alguma facilidade de uso."

Conscientização do consumidor 

Além de alto-falantes inteligentes e dispositivos de entretenimento de vídeo em rede, espera-se que muitas outras categorias de residências inteligentes, como iluminação, termostatos e dispositivos domésticos de monitoramento e segurança, tenham um alto crescimento nos próximos cinco anos, em parte devido à crescente conscientização do consumidor sobre dispositivos domésticos inteligentes em muitas partes do mundo e a ascensão dos mercados emergentes.

"O mercado mundial de smart home está testemunhando um crescimento desigual, já que algumas regiões se saem melhor do que outras", disse Adam Wright , gerente de pesquisa de Smart Home and Office Devices do IDC. "Em mercados mais maduros, como os Estados Unidos, altas bases instaladas de dispositivos, juntamente com problemas de subutilização, interrupções contínuas das cadeias de suprimentos, problemas de logística, inflação alta e dívidas recorde de cartão de crédito impactaram o crescimento do mercado em 2022 e a primeira parte de 2023 e espera-se que continue pressionando o mercado no futuro próximo. Mas outras regiões que estão no início de sua curva de adoção, como a América Latina e partes da Ásia/Pacífico, têm muitas oportunidades de crescimento".


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*Imagem de capa: Depositphotos