Logomarca Indústria 4.0

Indústria química é a que mais inova no Brasil, diz relatório

A indústria química foi apontada como segmento mais inovação do país por um relatório da plataforma de inovação Distrito

Por: Redação CIMM      27/06/2023 

A indústria química foi apontada como segmento com mais inovação do país por um relatório da plataforma de inovação Distrito, repercutido pelo portal Infomoney. Segundo a publicação, o setor tem uma taxa de 87% de inovação.

O destaque dos analistas do levantamento é o debate sobre indústria 4.0 e a consequente procura por inovação e tecnologia, que têm direcionado o olhar da indústria química e farmacêutica.

“Existe um movimento de busca por melhoria operacional por meio da transformação digital ou da indústria 4.0”, falou Luiz Sávio, sócio-líder de manufatura na KPMG Brasil ao Infomoney. “As tecnologias são incontáveis: do processamento em nuvem, passando pela sensorização à integração IT/OT e Machine Learning. No entanto, é preciso haver aderência, suporte ao uso contínuo, motivação e o verdadeiro valor daquela iniciativa tecnológica para o negócio”.

Outros setores

Aparece depois da indústria química, o segmento de equipamentos de informática e eletrônicos (86%), e, ainda, o setor automotivo (84%). 

De acordo com o portal, o levantamento apontou ainda "que a maior parte dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento tecnológico no Brasil vem do poder público. Essa é a principal diferença em relação aos países melhores colocados, onde os aportes são feitos, principalmente, pela iniciativa privada, caso do Japão, Coreia do Sul e China". 

 

*Imagem de capa: Depositphotos

Gostou? Então compartilhe: