Mitsubishi Electric fecha novo contrato para construção de satélite meteorológico

Quarto equipamento consecutivo a ser entregue pela empresa irá melhorar a prevenção de desastres climáticos; Confira as inovações presentes no novo satélite

A Mitsubishi Electric Corporation irá, pela quarta vez consecutiva, construir um satélite meteorológico geoestacionário - o Himawari-10 - para a Agência Meteorológica do Japão (Japan Meteorological Agency - JMA). A parceria começou há 7 anos, com a construção do modelo Himawari-7.

O Himawari-10 é o sucessor do Himawari-8 e do Himawari-9, que atualmente operam em órbita geoestacionária. A JMA pediu propostas para a aquisição da espaçonave, com base na Política Espacial do Japão, para fabricantes de satélites do Japão e do exterior.

A Mitsubishi Electric ganhou o contrato com base em sua ampla experiência com satélites e na alta avaliação da JMA sobre a plataforma de satélite padrão DS2000 da empresa e do software de processamento de dados terrestres.

Confira algumas das inovações que serão incorporadas ao novo satélite, com previsão de vida útil superior a 15 anos:

1) Equipamento avançado para capacidades de observação expandidas

  • O Himawari-10 será equipado com um sensor infravermelho visível e um sensor infravermelho hiperespectral, ambos construídos pela empresa norte-americana L3 Harris Technologies, e um sensor de ambiente espacial do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicações do Japão (NICT).
  • O gerador de imagens, que oferece bandas de comprimento de onda de observação e resoluções superiores às do Himawari-8 e 9, reunirá informações bidimensionais sobre a distribuição de nuvens e vapor d'água e temperaturas de terra, mar e nuvens com base na medição frequente do visível ao raios infravermelhos emitidos da superfície terrestre.
  • O Himawari-10 será o primeiro satélite japonês a usar uma sonda infravermelha hiperespectral para coletar informações tridimensionais sobre vapor d'água e temperatura atmosférica, medindo raios infravermelhos com alta resolução espectral para melhorar a previsão de chuvas fortes e torrenciais, bem como a passagem de tufões.
  • O sensor ambiental espacial medirá a intensidade dos feixes de prótons e elétrons no espaço, que geralmente são a causa do mau funcionamento da espaçonave, para aumentar a confiabilidade da previsão.

2) Sistema de estabilização de atitude de alta precisão e software de processamento de dados terrestres

  • A plataforma DS2000, desenvolvida pela Mitsubishi Electric, na qual os subsistemas de missão personalizados são integrados de acordo com os requisitos especificados, integra nesse modelo um sistema de estabilização de atitude altamente durável e preciso, e software de processamento de dados terrestres para calibrar os dados do imageador e da sonda, o que maximiza o desempenho do sensor.
  • A DS2000 permite que satélites de alta qualidade sejam fabricados a baixo custo e em um tempo de entrega impressionantemente curto. Desta forma, a Mitsubishi Electric responde com flexibilidade às necessidades em constante mudança de seus clientes no segmento de satélites.

3) Alta confiabilidade na gestão de produção

  • A alta confiabilidade do modelo será alcançada aproveitando a longa experiência da empresa com a série Himawari e sua moderna unidade de produção, lançada em 2020, com um sistema de gestão de produção altamente avançado para facilitar o acesso às informações.

Liderança no setor espacial

A Mitsubishi Electric é a fabricante líder no setor espacial do Japão há décadas, inclusive atuando como a principal contratada de quase metade dos programas nacionais de satélites do país liderados pela Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA). A plataforma de satélite padrão DS2000 da empresa é utilizada tanto para satélites experimentais quanto para aqueles que operam como infraestrutura essencial para comunicações, meteorologia e outras observações baseadas no espaço no Japão e no exterior.


Continua depois da publicidade


Além de fornecer os modelos Himawari-7, 8 e 9, a Mitsubishi Electric desenvolveu e mantém instalações terrestres de satélites meteorológicos.

A Mitsubishi Electric está empenhada em apoiar cada vez mais a JMA entregando previsões sobre alterações climáticas para fortalecer a prevenção de desastres no Japão.