Metalurgia reúne matéria prima e serviços para o mercado de fundição e siderurgia

Evento será realizado em Joinville-SC, um dos grandes polos dessas indústrias no Brasil, de 19 a 22 de setembro

A Metalurgia 2023 – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços, já tem confirmada a participação de fornecedores de matéria prima e serviços para a indústria de fundição e siderurgia. O evento será realizado em Joinville-SC, um dos grandes polos dessas indústrias no Brasil, de 19 a 22 de setembro.

Especializada na fabricação de produtos refratários e isolantes, a IBAR destaca na Metalurgia sua especialidade no desenvolvimento de soluções em refratários com tecnologia avançada compatível com os requisitos de cada processo industrial. Para propor a solução ideal, a equipe técnica leva em conta fatores como a temperatura do processo, a agressividade química do meio, as ações físicas, enfim, qual mecanismo físico-químico é mais predominante. As soluções em refratários da IBAR estão divididas quimicamente em cinco categorias distintas: silicosos, sílico-aluminosos, aluminosos, básicos e especiais. Dependendo de seu estado físico são classificados em moldados ou monolíticos e conforme sua massa específica em densos ou isolantes.

Uma variedade de soluções em matéria prima para fundições e aciarias são os destaques da participação da Vaz Villa na Metalurgia. A empresa fornece todos os tipos de ferro gusa, metais não ferrosos (cobre, estanho, níquel, manganês metálico e zinco) e sucata de estamparia (pacotes ou solta). A Vaz Villa atua em todas as fundições do Brasil, incluindo as que possuem processos com maior nível de exigência como Tupy, Schulz, Fundimisa, Intercast, ZF TRW, e em produtores aço, como Vallourec, ArcelorMittal e Gerdau.


Continua depois da publicidade


Fabricantes de fluidos para tratamento térmico e especialidades industriais, a Energis 8 Agroquímica expõe na Metalurgia a linha completa de produtos. A linha é composta por produtos de base mineral e polímeros, que representam soluções de alto desempenho para têmpera e martêmpera de aços de baixa, média e alta temperatura. Os produtos da Energis 8 Agroquímica são desenvolvidos por um corpo técnico altamente capacitado que auxilia o cliente na indicação do produto adequado e na avaliação e otimização do seu processo. Com isso, é possível solucionar problemas de variações em características como dureza, resiliência, resistência à tração, alongamento e demais necessidades.

Especializada em soluções para manutenção, reparo e revestimentos de proteção contra o desgaste, a LHMello Consultoria e Representações expõe seus parceiros e suas linhas de produtos na Metalurgia 2023. A APLIPOX ´é especializada em resinas de alta performance utilizadas em reparos de tubulações, pisos, calhas e misturadores, com diferencial de cura rápida. A MAXWELD reveste chapas e tubulações, além de peças sob desenho, atendendo demandas contra o desgaste.  Aplica arames tubulares especiais a exemplo de calhas de aciaria, elementos peneiradores para sinterização, chapas de desgaste sínter, calha Paul Wurth, no alto forno e revestimento em paredes de jato de granalha. A SOLCERA Materiais Avançados é uma indústria de cerâmica técnica com alta alumina, de excepcional resistência à abrasão.  Entre as aplicações, destaque para a tubulação de transporte pneumático de areia e misturadores de areia (fundo, lateral e pás misturadoras), nas fundições.

A Metalúrgica Maske apresenta seus serviços e produtos na área metalmecânica, como as soluções de corte a laser. Com mais de 60 anos de experiência no ramo, a empresa oferece prestação de serviços e execução de projetos personalizados, como corte em guilhotina, corte a laser, dobra, calandra de chapas metálicas (aço carbono, alumínio e inox), usinagem e solda (TIG, MIG, Eletrodo e Oxigênio). Além disso, a empresa produz produtos na área metalmecânica/caldeiraria, como coifa, sistema de exaustão (dutos), bancada de serviço, carrinho de transporte/cavacos e estante em diversos modelos, mezanino, escada de marinheiro e guarda corpo.

A DRJ Radiocomunicação é uma revenda autorizada Platinum e System Integrator da Motorola Solutions, e estará presente na feira para apresentar os mais recentes lançamentos da marca. Entre os destaques está o rádio R7 Motorola, que possui tecnologia de áudio superior, ideal para ambientes com muito ruído. O rádio ION é um equipamento híbrido que funciona na tecnologia DMR e LTE (Wi-fi, 3G, 4G e 5G) e conta com display colorido Gorila Glass que suporta quedas e impactos. Outro destaque de radiocomunicação é a linha WAVE PTX, um serviço em nuvem que funciona com terminal TLK ou um aplicativo de smartphone. Essa linha dispensa as infraestruturas convencionais por se tratar de um cloud servisse.

Especializada em soluções logísticas, a Michelson leva para a Metalurgia a linha completa de empilhadeiras da marca HELI, desde modelos elétricos até os movidos a combustão. Uma das principais tendências do mercado atualmente, são as soluções de transporte sustentáveis e a empresa oferece empilhadeira movida a baterias de lítio, uma alternativa sustentável e renovável para a operação logística das empresas, por não emitir poluentes. A HELI é uma das principais marcas de empilhadeiras do mundo, e suas máquinas são capazes de movimentar desde 1 até 45 toneladas de carga.

A parceria inédita da Messe Brasil com a plataforma online Doutor Fundição traz para a Metalurgia trabalhos técnicos desenvolvidos por especialistas, que poderão ser conhecidos no estande coletivo, formado por dez a 12 parceiros do canal. Além disso, o Dr. Fundição será responsável pela organização do Seminário sobre Fundição. A plataforma Doutor Fundição é um canal presente nas redes sociais com o objetivo de reunir informações e conteúdo técnico de qualidade apresentado por profissionais renomados do setor de fundição. Conta com extensa grade de apresentações, palestras, conversas técnicas e lives. O acervo dispõe de mais de 700 vídeos e 500h de programação que suprem as demandas de todos os setores da fundição.

O credenciamento de visitantes interessados em conhecer estas e outras novidade da Metalurgia, já está disponível no site da feira.