Robô de soldagem será um dos destaques da Fronius na Expomafe 2023

Sistemas flexíveis para automação de soldagem são destaques da Fronius na Expomafe 2023

A Fronius do Brasil, subsidiária da companhia austríaca que também atua no segmento de tecnologia de solda, apresenta as soluções mais flexíveis de soldagem automatizada, compatíveis com os principais robôs utilizados na indústria 4.0 e 5.0, além de equipamentos de soldagem controlada remotamente em superfícies circulares de grande escala, durante a Expomafe 2023 – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial –, que acontece de 9 a 13 de maio no São Paulo Expo, na capital paulista.

“Já temos no Brasil soluções avançadas de soldagem que permitem executar desde reparos e montar grandes estruturas de aço em cenários desafiadores até montar veículos pesados e com ligas metálicas mais leves com mais eficiência, com menos desperdício e total segurança para os operadores”, afirma Cláudio Sá, diretor comercial da unidade Perfect Welding, da Fronius do Brasil.

Para mostrar os diferenciais e os recursos das novas tecnologias de ponta, a empresa vai demonstrar em seu estande células de robôs equipados com a tecnologia de soldagem da Fronius:

Solução para linha amarela

Entre os destaques em demonstração no estande da Fronius está o robô de soldagem com sistema TPSi 500 CMT. O equipamento multiprocesso conta com fonte de solda MIG-MAG, que executa soldagem em alta velocidade com maior deposição nas peças, e a tecnologia Cold Metal Transfer (CMT), ou sistema de soldagem a frio, que reduz significativamente a emissão de calor, proporcionando acabamento de qualidade superior, inclusive em chapas de aço e alumínio mais finos. Versátil, a solução ainda permite ao operador trabalhar com todas as aplicações em chapas de 3mm a 6mm, inclusive de cromo níquel e outras ligas metálicas especiais.


Continua depois da publicidade


O robô de soldagem com TPSi 500 CMT pode ganhar recursos adicionais com o pacote de software PMC (Pulse Multi Control), arco voltaico pulsado aperfeiçoado, que permite melhor controle da tocha, promovendo uma soldagem de qualidade superior e livre de respingos 

Soldagem orbital em grandes estruturas

Os visitantes poderão ver os recursos e soldagens em superfícies circulares executados pelos equipamentos Orbital FPA e FTW 24-120 Pro. São soluções idealizadas para projetos de grande complexidade e dimensões, que envolvem risco para soldador:

A Orbital FPA 3030, fonte de soldagem TIG controlada por microprocessador, realiza a solda no sentido circular. A solução é indicada para soldagem de tubulações e dutos de escoamento de combustíveis e gás, tubulação para instrumentação, soldagem de união de terminações em umbilicais, componentes, construções de estruturas de formatos circulares, com tanques de armazenamento, toneis de metal para indústria de alimentos e bebidas.