Indústrias brasileiras vão ao Chile em busca de negócios

Fonte: Fiesp - 16/11/07

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) levará cerca de 40 empresários brasileiros ao Chile nos dias 22 e 23 de novembro, dos mais diversos setores como Tecnologia da Informação, Médico Hospitalar, Plástico, Eletrônico.

A Missão Empresarial Brasil-Chile é uma continuidade das negociações entre a Fiesp e a Sociedade de Fomento Fabril (Sofofa), que assinaram, em julho deste ano, um Memorando de Entendimento no qual as duas entidades se responsabilizaram em promover ações de promoção comercial entre os dois países, além de identificarem os setores promissores para a realização de parcerias e acordos comerciais.

No primeiro dia da Missão, a partir das 9 horas, na sede da Sofofa, a FIESP irá propor um acordo de bitributação entre Brasil e Chile, inserir no Acordo de Complementação Econômica (ACE-35) a Certificação de Origem Eletrônica, realizar intercâmbios tecnológicos, buscar diversificação na pauta de comércio, ampliar a integração regional dentro do Mercosul, além de discutir os projetos de construção de uma estrada que ligaria os dois países o que facilitaria o escoamento dos produtos brasileiros pelo pacífico. O encontro será acompanhado pelo ministro das Relações Exteriores do Chile, Alejandro Foxley.

Já à tarde, as entidades realizarão a 2ª Reunião do Conselho Empresarial Brasil-Chile, seguida de rodadas de negócios entre as empresas dos dois países. No segundo dia, a Missão Empresarial iniciará uma série de visitas técnicas, em destaque para o Porto de San Antonio/Valparaíso.

Segundo maior parceiro sul-americano do Brasil, o Chile vem se destacando no mercado mundial com um elevado índice de crescimento econômico - o maior da América Latina nos últimos anos. O fluxo de comércio entre os dois países, de quase U$ 7 bilhões, baseia-se no Acordo de Complementação Econômica (ACE-35), que oferece isenção tarifária para 97% dos produtos brasileiros.