por Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda.    |   26/04/2023

Saiba como escolher o melhor fluido para alumínio

A escolha do fluido correto para a usinagem de alumínio é fundamental para um bom acabamento superficial das peças e da vida útil das ferramentas, como p.ex., evitar a formação de aresta postiça no ferramental.

Ao cortar alumínio, é importante escolher o óleo de corte correto. Assim, é possível garantir uma operação bem-sucedida e prolongar a vida útil da ferramenta de corte e da máquina utilizada. 

Neste artigo, daremos algumas dicas gerais para ajudá-lo a escolher o melhor fluido para a usinagem de alumínio. Além disso, vamos apresentar as diferenças entre óleo de corte integral e os miscíveis em água ou óleos solúveis, como popularmente são conhecidos.

Escolhendo corretamente o fluido para usinagem de alumínio

A escolha do melhor fluido para a usinagem de alumínio depende de vários fatores. Para essa tarefa, alguns parâmetros devem ser analisados: o tipo de operação que será realizada, a velocidade de corte, o modelo de máquina utilizada, a temperatura de operação e a composição química do alumínio. 

Aqui estão algumas dicas gerais para ajudá-lo a escolher o fluido para usinagem correto:

Considere a operação de usinagem

A escolha do fluido para usinagem de alumínio pode variar dependendo da operação de corte que será realizada. Por exemplo, um fluido utilizado para fresamento pode não ser o mesmo utilizado para torneamento.

Verifique a compatibilidade química

Certifique-se de que o óleo de corte é compatível com o alumínio e não reagirá com ele de maneira negativa e sobretudo, dependendo de sua composição química, a usinabilidade desse metal não ferroso.

Considere a velocidade de corte

A velocidade de corte é um fator importante na escolha do lubrificante. Um fluido de corte de alta velocidade pode ser necessário para operações que envolvam maiores velocidades.

Leve em conta a temperatura de operação

O fluido para usinagem de alumínio deve ser capaz de suportar as temperaturas geradas durante a operação. Certifique-se de escolher um lubrificante que seja adequado para a temperatura operacional.

Verifique as propriedades do fluido para usinagem

Verifique as propriedades do fluido, como viscosidade, capacidade de refrigeração e lubrificação. Tudo para garantir que ele seja adequado para o procedimento de corte em questão.

Consulte o fabricante

Por fim, sempre consulte o fabricante do fluido para usinagem de alumínio para obter orientações específicas sobre a escolha do fluido correto para a sua operação de usinagem.

Fluido para usinagem de alumínio: integral ou solúvel

Existem duas categorias principais de fluidos para usinagem de alumínio: integral e solúvel. Os dois podem ser usados na usinagem. Ambos têm suas vantagens e desvantagens, e a escolha dependerá das necessidades específicas de cada procedimento em questão.

Óleo de corte integral para alumínio

O fluido integral para usinagem de alumínio é uma mistura de óleos minerais ou sintéticos e aditivos especiais. As substâncias proporcionam uma alta lubrificação e resfriamento. 


Continua depois da publicidade


Esse tipo de óleo é utilizado em operações de corte de baixa e média velocidades, sendo aplicado diretamente na área de corte, sem misturar com água. Ele fornece uma excelente proteção contra a oxidação e corrosão, além de reduzir o desgaste da ferramenta de corte e prolongar sua vida útil. 

No entanto, o óleo integral pode ser mais caro e difícil de limpar em comparação com o óleo solúvel.

Fluidos solúveis para alumínio

Já o fluido solúvel para alumínio é uma mistura de óleo mineral ou sintético, água e aditivos que proporcionam uma boa lubrificação e resfriamento. 

Ele é misturado com água antes de ser aplicado na área de corte. O óleo solúvel é amplamente utilizado em operações de corte de alumínio de média e altas velocidades, como torneamento, fresamento e furação. 

O óleo solúvel é mais fácil de limpar do que o óleo integral. Isso o torna uma opção mais atraente para muitas empresas. 

Entretanto, o óleo solúvel para alumínio pode ser mais suscetível à oxidação e corrosão. Portanto, ele pode ter uma vida útil mais curta que o integral.

Conte com o suporte de especialistas para ajudar na escolha

A CADIUM LUBRIFICANTES conta com uma linha completa de fluidos solúveis para a usinagem de alumínio e de fluidos integrais para a usinagem de alumínio. Todos esses produtos atendem aos mais complexos e exigentes processos de usinagem.

Lembre-se de que escolher o óleo de corte correto é importante para garantir uma operação de corte bem-sucedida e prolongar a vida útil da ferramenta de corte e da máquina utilizada. Por isso, conte com o apoio e a consultoria dos especialistas da CADIUM para escolher o melhor para o seu negócio.

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM
O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda.