Notícias
De acordo com o INPE, o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial, em 2021, o Brasil foi atingido por cerca de 66 milhões de descargas elétricas. A tendência é que esse número aumente a cada ano, considerando as recorrentes frentes frias vindas do Sul, a umidade que vem da Amazônia e as temperaturas altas em todo território nacional.
A alta tensão desencadeada pelos raios que, devido a magnitude do evento e o tempo de ocorrência, não conseguem ser dissipados pelo sistema de proteção, percorrem as redes elétricas e atingem os equipamentos e instalações, provocando a queima precoce de componentes eletrônicos, problemas com transmissão de dados, travamento de programas de máquinas, dentre outros danos.
Por isso, nos períodos de maior chuva, temos um aumento de custo de manutenção nas empresas, seja em função das descargas atmosféricas, ou pelas constantes oscilações no Sistema de Transmissão de Energia (popularmente conhecidas como “piscadas de energia”). Sempre que os temporais acontecem, os profissionais da manutenção elétrica ficam atentos pois sabem das suas nocivas consequências para seus Ativos e para o processo produtivo.
Mesmo com um bom sistema de aterramento, pela magnitude do evento e o tempo de ocorrência, a sobretensão pode não ser totalmente dissipada pelo sistema de segurança existente, e um residual dessa tensão ainda pode atingir equipamentos e instalações elétricas, provocando a queima de componentes eletrônicos, causando todos os prejuízos já mencionados.
Uma excelente alternativa para manter-se protegido, mesmo em cenários agressivos, é por meio de projetos de eficiência energética da Somatec Blocking, no qual são aplicadas soluções para proteção elétrica de alta performance e que atuam, inclusive, sobre essa tensão residual danosa.
Graças à sua expertise e soluções de eficiência energética personalizadas para cada negócio, já atuou com sucesso ao lado de indústrias para a resolução de problemas, como a queima de máquinas, equipamentos e placas eletrônicas, além de paradas de produção, que ocorriam especialmente em períodos chuvosos.
Confira os depoimentos:
“Sofríamos grandes perdas em períodos chuvosos, como a queima de placas em inversores de frequência, softstart, resistências elétricas e eletrônicos. Isso acarretava em altos custos para reposição desses equipamentos e perdas financeiras com a parada de produção até que fosse possível restaurar os danos.
Com a aplicação do projeto de proteção de alta performance da Somatec Blocking, como a instalação de produtos da linha Master Block, as queimas e paradas foram reduzidas drasticamente, o que possibilitou um rápido retorno do investimento. Recomendo o trabalho da Somatec Blocking a todos que tiverem problemas como esse, ou que queiram proteger-se em períodos chuvosos.” - General Polímeros
E tem mais:
As primeiras 50 pessoas que entrarem em contato ganharão a solução do Master Block para proteção do circuito elétrico da área administrativa da sua empresa.
Clique aqui e garanta sua cortesia.
Conteúdo patrocinado por:
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa