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A pesquisa “Perspectivas do mercado de trabalho para graduados”, realizada pela ZipRecruiter, apontou quais as soft skills mais procuradas pelos empregadores. Além delas, o levantamento destacou que, para 93% das companhias, as habilidades sociais são tão importantes quanto a formação técnica (hard skills). Questões como inteligência emocional, empatia e resiliência, são destaques entre as habilidades mais procuradas pelas empresas.
O estudo detectou um intervalo entre as aptidões exigidas pelo mercado e as habilidades daqueles que buscam uma oportunidade de emprego, o que tem sido um problema, e continuará sendo, além de um ponto de atenção para os próximos anos. O que os empregadores procuram é um conjunto de conhecimentos e capacidades que vão além da técnica, envolvendo, também, o lado comportamental, essenciais para o sucesso profissional.
Ainda segundo o relatório, a falta de soft skills segue sendo um alerta, pois as habilidades demandadas por empregadores estão mudando. As principais habilidades que os empregadores veem com destaque até 2025 incluem grupos com pensamento crítico e análise, bem como resolução de problemas e habilidades de autogerenciamento, como aprendizado ativo, resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade.
Em média, as empresas estimam que cerca de 40% dos trabalhadores precisarão de requalificação e 94% dos líderes empresariais relatam que esperam que os funcionários adquiram novas habilidades no trabalho, um aumento acentuado de 65%, se comparado a 2018.
A partir das conclusões do relatório, Paulo Vieira, Master Coach e presidente da Febracis, PhD em Business Administration e, autor que mais vendeu livros no Brasil nos últimos quatro anos, aponta as cinco habilidades fundamentais para quem quer conquistar uma vaga no mercado de trabalho e se estabelecer como um “profissional do futuro”.
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*Imagem de capa: Depositphotos
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