Maior fabricante de chips alerta crescimento menos acentuado em 2023

TMSC, maior fabricante de chips e semicondutores do mundo, espera que receita caia no 1º semestre de 2023

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TMSC), maior fabricante de chips e semicondutores do mundo, disse esperar para 2023 um ano de crescimento menos acentuado, isso depois de anunciar lucro líquido de 78% no quarto trimeste de 2022. A previsão tímida se deve a uma desaceleração na indústria de chips. As informações são da Reuters

Segundo a publicação, a receita da fabricante cairá até 5% no primeiro trimestre de 2023, encolhimento que reflete a desaceleração da demanda do consumidor ao setor de tecnologia, um dos impactos das altas taxas inflacionárias globais. Mas para o segundo semestre, há expectativa de retomada de ganhos, impulsionada pelo lançamento de novos produtos - como os habilitados para a inteligência artificial. 

A TMSC é uma das pincipais fornecedoras da Apple e é a gigante do setor de chips, embora esteja vendo concorrentes, como a Samsung, ganhar espaço no mercado. 

Ainda conforme a Reuters, a empresa anuncinou que seus gastos de capital em 2023 diminuiriam para US$ 32-36 bilhões, ante a US$ 36,3 bilhões em 2022.

Imagem de capa: Depositphotos