Nova ferramenta da Sandvik garante fresa 40% mais leve

Sandvik Coromant lança CoroMill MF80 para fresamento de cantos e faceamento de alto desempenho.

Líder mundial em usinagem, a Sandvik Coromant está expandindo sua oferta de fresamento com a novo CoroMill MF80 para aplicações de fresamento automotivo de materiais ISO K e ISO P em operações próximas a 90 graus com restrições de fixação.

Baseado em uma plataforma tecnológica semelhante à CoroMill 345 existente, este novo conceito de fresamento oferece uma fresa 40% mais leve com calço de proteção e grande número de pastilhas para usinagem segura e estável, mesmo em aplicações de balanço com tendência a vibrações. O ângulo de abordagem de 89,5 graus permite que a fresa multiaresta trabalhe próxima ao dispositivo de fixação, o que não só melhora muito a utilização da máquina, como também garante uma vida útil mais longa da ferramenta com menos refugo.

As pastilhas têm oito arestas de corte, proteção contra cavacos e micro geometria otimizada para melhor segurança e escoamento de cavacos, assim como uma aresta wiper para um acabamento superficial superior. A aresta de corte é inclinada para uma ação de corte suave e baixas forças de corte, tornando-a ideal para peças com paredes finas e set-ups de máquinas com estabilidade limitada.

Desempenho

Em um teste de desempenho de fresamento de cantos em desbaste com uma marca concorrente, a CoroMill MF80 demonstrou um notável aumento de 67% na vida útil da ferramenta que, por sua vez, aumentou a produtividade geral em 60%. Após 40 minutos de tempo de usinagem, o suspense terminou com 15 peças recém usinadas para a Sandvik Coromant e 9 para o concorrente. O calço de proteção e o grande número de arestas da pastilha diminuíram efetivamente o custo por peça nessa aplicação de desbaste.

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM