Logomarca Indústria 4.0

Institutos Senai adotam inteligência artificial em manutenção preditiva industrial

O propósito é usar inteligência artificial e explorar novas técnicas de previsão de falhas em equipamentos industriais.

Por: Imprensa Senai      15/08/2022 

Os Institutos Senai de Inovação instalados em Florianópolis e Joinville participam de um projeto nacional para a confecção de um modelo de manutenção preditiva industrial que se utiliza de inteligência artificial, internet das coisas e aprendizagem profunda de máquina. O propósito é explorar novas técnicas de previsão de falhas em equipamentos industriais, evitando paradas inesperadas para manutenção de equipamentos e, desta forma, aumentar a eficiência e a competitividade da indústria.

A pesquisa foi aprovada no Edital CNPq Universal 2021, um dos mais concorridos do país. O desafio envolve os institutos de Inovação em Sistemas Embarcados (de Florianópolis) e em Sistemas de Manufatura (Joinville) e congêneres da Bahia, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. 

O projeto reúne avançados recursos tecnológicos. A manutenção preditiva inteligente (MPI) se vale da inteligência artificial (IA) com base em aprendizado de máquina (machine learning), pelo qual os algoritmos reconhecem sinais fora do padrão de funcionamento de equipamentos. É como um serviço de GPS que aprende com a rotina o caminho preferido pelo motorista. A proposta dos institutos do Senai é evoluir para o Deep Learning (DL), ou seja, o aprendizado profundo de máquina. 

Além disso, a iniciativa vai testar diferentes tipos de microprocessadores (MPU), proporcionando resultados em tempo real e mais privacidade da informação. É que os modelos de deep learning embarcados em MPUs dispensam conexões com a internet e permitem a tomada de decisão no próprio equipamento, sem que qualquer informação crítica saia do dispositivo e sem latência (demora) na transmissão de dados.

O que é:

  • Manutenção preditiva - busca antecipar e encontrar a raiz de problemas em máquinas e equipamentos industriais. Assim, esses problemas são corrigidos antes de se agravarem.
  • Inteligência artificial (IA) - são sistemas ou máquinas que imitam a inteligência humana, podendo tomar decisões a partir das informações que recebem.
  • Machine learning ou aprendizado de máquina - no campo da inteligência artificial (IA) e da ciência da computação representa a capacidade que os sistemas informacionais ou equipamentos têm para se aprimorar, a partir das informações recebidas. Faz uso intensivo de dados e de algoritmos. 
  • Deep Learning ou aprendizado profundo de máquina - é o avanço do machine learning que reconhece falas, identifica imagens e trabalha com previsões.

Gostou? Então compartilhe: