Novo cabo chainflex da igus reduz o tempo de montagem em até 46%

O novo cabo chainflex da igus economiza tempo de decapagem com alicate e estilete

A igus oferece agora um novo cabo chainflex Profinet para uma montagem de cabos rápida direto na aplicação. Para isso, a igus conta com a tecnologia FastConnect, que garante que o cabo possa ser decapado facilmente em apenas alguns passos. Isso permite que o tempo de montagem seja reduzido em 46%. Ao mesmo tempo, o novo cabo Profinet tem uma longa vida útil, especialmente em uso dinâmico na esteira porta cabos, e uma garantia de até 36 meses.

Profinet é o sistema de comunicação ethernet industrial mais difundido do mundo. Graças à tecnologia Profinet, mesmo grandes quantidades de dados podem ser transmitidas a até 100 Mbit/s com base no protocolo ethernet. Os cabos Profinet são frequentemente usados em combinação com um conector RJ45 em máquinas-ferramenta, tecnologia de embalagem ou na área de manuseio.

Enquanto muitos operadores de máquinas e fábricas já contam com sistemas de esteira porta cabos readychain prontos para conectar, os usuários em campo precisam de cabos do carretel, que eles mesmo adaptam ao comprimento e montam. Pode ser o caso, por exemplo, se o cabo tiver que ser conduzido através de uma conexão rosqueada para o quadro de comando. Aqui, a única coisa que passa é o cabo, mas não o conector. Para juntar rapidamente o conector ao cabo, a igus desenvolveu agora a tecnologia FastConnect para os seus cabos chainflex Profinet altamente flexíveis. Isso garante que o novo CF898.061.FC possa ser decapado e equipado com um conector em apenas algumas etapas.

Conexões de encaixe precisas e seguras

O cabo, um conector e uma ferramenta de decapagem: isso é tudo que o eletricista precisa para a montagem. Para esse propósito, a igus desenvolveu o revestimento interno, a blindagem e o revestimento externo de forma que o utilizador só tem de colocar a ferramenta uma vez, retirar o cabo, inserir o conector e fechá-lo.


Continua depois da publicidade


Todo o processo economiza 46% tempo em comparação com a decapagem convencional de um cabo clássico com um alicate e um estilete. “Com o novo cabo Profinet, podemos oferecer aos usuários uma solução de cabo altamente flexível que é rápido de montar e, ao mesmo tempo, tem uma longa vida útil em aplicações de movimentação”, explica Jones Cansi, Gerente de Produto da linha de cabos chainflex da igus do Brasil.

Como todos os produtos da igus, o CF898.061.FC também é testado no próprio laboratório de testes de 3, 8 mil metros quadrados da empresa. “Testes em aplicações reais são importantes para nós, porque somente assim podemos comprovar e prometer com segurança nossa garantia de vida útil do chainflex de até 36 meses”, diz Jones. Nos testes ainda em andamento na esteira porta cabos, o cabo Profinet já ultrapassou com sucesso a marca de 7,8 milhões de cursos.

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM