Webinar da Indústria Xperience discute inclusão como prática ESG

Discussão tratou da dinâmica corporativa de inclusão de autistas e pessoas com deficiência por parte das organizações.

Em mais um webinar on demand, a Indústria Xperience - plataforma 100% digital da Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos (FEIMEC) e da Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial (EXPOMAFE) - trouxe uma rica discussão sobre inclusão, com o tema, "Inclusão: falando de autistas por quem entende".

O episódio contou com a apresentação do coordenador de conteúdo da Indústria Xperience, Mauro Andreassa, e com a presença de Marcelo Vitoriano, CEO da Specialisterne e integrante do GT de Direitos Humanos nas empresas da Rede Brasil, do Pacto Global da ONU, que ofereceu uma análise mais ampla sobre os benefícios para a dinâmica corporativa de inclusão de autistas e pessoas com deficiência por parte das organizações.

A escolha do tema tem respaldo no conceito ESG (Environmental, Social, Governance) que, cada vez mais, faz referência às organizações que se preocupam com critérios ambientais, sociais e com parâmetros de boa governança corporativa. Vitoriano comenta que é necessário falar de diversidade e inclusão dentro das pequenas, médias e grandes organizações, abordando também a questão da neurodiversidade e a inclusão de pessoas autistas. 

Respondendo uma pergunta de Andreassa, Vitoriano comentou que a empatia gerada por outros colaboradores em uma contratação de inclusão torna a equipe mais engajada, propensa a conviver com as diferenças. Ele apresentou a Specialisterne, empresa que se dedica à inclusão profissional de pessoas, e afirmou que a organização tem o objetivo de ajudar a criar 1 milhão de postos de trabalho para autistas no mundo. 


Continua depois da publicidade


De acordo com o CEO, a Specialisterne é uma organização vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU) que, no Brasil, capacitou em torno de 250 pessoas autistas, sendo que 180 delas já estão integradas a grandes empresas.

“Quando falamos que olhar para a pauta de inclusão é estratégico para as organizações, é porque temos um dado importante de retenção deste colaborador contratado de mais de 90%, depois de 1 ano de acompanhamento da Specialisterne. O nosso trabalho é preparar as pessoas e buscar a inclusão delas”, comentou.

O conteúdo do webinar fica disponível on demand na plataforma Indústria Xperience.

O próximo episódio do webinar Indústria Xperience já está marcado para o dia 18 de agosto, continuando a falar de inclusão, desta vez com foco nas Pessoas com Deficiências e suas Competências. Para fazer sua inscrição, acesse o link e acompanhe mais informações pelo site da Feimec

Imagem de capa: Depositphotos.com

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM