AGCO anuncia investimento de R$ 340 milhões em suas unidades de SP e RS

A empresa também anunciou que, a partir deste ano, suas operações no Brasil vão utilizar apenas energia de fontes renováveis.

A AGCO, fabricante e distribuidora mundial de máquinas agrícolas, anunciou, na última quinta-feira (14), o investimento de R$ 340 milhões em novas tecnologias e linhas de montagem em suas fábricas no país. A unidade de Mogi das Cruzes (SP) será ampliada e ganhará um centro logístico inteligente, enquanto a unidade Ibirubá (RS) receberá recursos para produzir novos modelos de plantadeiras.

A empresa detém as marcas Fendt, Massey Ferguson, Precision Planting e Valtra.

De acordo com o anúncio da empresa, na unidade de Mogi das Cruzes, o investimento será destinado a ampliação da sua capacidade de montagem de tratores. A unidade ganhará 15.000m² e também receberá um centro logístico inteligente para armazenamento de peças, com AGVs (sigla em inglês para Veículo Guiado Automaticamente) e robôs colaborativos.

Para o Vice-presidente da Massey Ferguson América do Sul, Rodrigo Junqueira, este será o primeiro passo para que a unidade possa, no futuro, produzir localmente alguns modelos de tratadores. Segundo ele, “o objetivo é transformar a fábrica de Mogi das Cruzes em uma das mais tecnológicas do grupo no mundo”.

Na fábrica de Ibirubá (RS), os recursos serão utilizados para a fabricação dos novos modelos da plantadeira Momentum. A unidade também será ampliada, passando de 7.000m² para 20.000m², e ainda receberá modificações para tornar o processo de fabricação mais sustentável.

Na unidade gaúcha, serão implantados sistema de reaproveitamento de água, painéis solares e novo processo de pintura, com menor emissão de voláteis orgânicos, melhor ergonomia para o colaborador, mais automação e ganho de 40% na capacidade de peças pintadas, segundo a empresa.


Continua depois da publicidade


Durante o evento em Brasília, no qual foi anunciado o investimento, a AGCO também informou que, a partir deste ano, suas operações no Brasil vão utilizar apenas energia de fontes renováveis. A iniciativa inclui as nove unidades da empresa no país, entre fábricas, centros de distribuição e escritórios, que consomem 42 mil MWh por ano.