Destilaria investe R$ 35 milhões em nova fábrica no RS e adota ferramenta utilizada pela Nasa

A nova fábrica da H. Weber será totalmente 4.0, automatizada, e com foco na sustentabilidade: geração de gás e energia de biomassa e energia fotovoltaica.

A destilaria Weber Haus, sediada na serra gaúcha, anunciou o investimento de R$ 35 milhões, ao longo de dez anos, para a construção de sua nova fábrica automatizada, localizada em Ivoti (RS). A nova fábrica será totalmente 4.0 e com foco na sustentabilidade: geração de gás e energia de biomassa e energia fotovoltaica.

“Nosso objetivo com esse novo projeto é conseguir ampliar nossa atuação no mercado externo, que exige bastante volume”, afirma Evandro Weber, diretor da Weber Haus. “Nós utilizamos o bagaço, a palha e o caldo que sobra da destilação na produção de um composto que é utilizado como adubo na plantação da cana-de-açúcar”, explica. Hoje, a Weber Haus costuma moer 12 toneladas de cana, e com esse novo projeto, vai ampliar mais 100 toneladas.

Além da colheita própria de cana e duas parcerias com agricultores familiares, o objetivo é conseguir ampliar a cadeia produtiva através de um projeto em parceria com a prefeitura, com a Emater e com os agricultores familiares. A expectativa é que mais 20 famílias se tornem fornecedoras da marca através do plantio de cana. O novo projeto da Weber Haus também irá ampliar o quadro de funcionários da destilaria. Hoje são 42 funcionários, mas com a nova fábrica, a expectativa é contratar mais 60 pessoas.

Além do projeto da nova fábrica, esse ano, a Weber Haus decidiu criar um setor de inovação. Com o objetivo de evitar perdas ou prejuízos por conta de decisões precipitadas, a destilaria adotou uma ferramenta utilizada pela Nasa em seus projetos. Ela funciona da seguinte forma: primeiro surge a ideia de um novo produto ou algo similar, depois é feito um estudo detalhado e o projeto só continua se ele conseguir uma pontuação maior do que seis ou sete após uma avaliação.

 “Esse recurso está dando certo, e por mais que a Weber Haus tenha bastante tempo de estrada, nós estamos sempre buscando melhorias e investimentos em novas tecnologias, pois é importante para qualquer empresa estar atenta com o que está acontecendo no mundo e buscar sempre se atualizar”, reforça Weber.


Continua depois da publicidade


A história da família Weber no Brasil tem início em 1824, quando saíram da cidade alemã de Hunsrück para morar no Lote 48 das encostas da Serra Gaúcha, hoje chamada Ivoti. Ao adquirir as terras, a família iniciou o plantio de batata inglesa. Foi só em 1848, com o plantio de cana-de-açúcar, que começaram a elaborar cachaças para consumo. O destilador foi construído após um século e era formado apenas por um galpão com um engenho de tração animal. Atualmente, a Weber Haus já coleciona mais de 150 premiações e certificados importantes para a agroindústria