Vida útil da ferramenta 26% mais longa, aumento da produtividade e respeito ao ser humano

Caso de sucesso da Blaser Swisslube reduziu significativamente os custos, tanto da ferramenta quanto do fluido refrigerante, de todos os processos relevantes e as ferramentas usadas pelo cliente.

Os especialistas na Ramseier Werkzeugbau estavam encontrando dificuldades com uma curta vida útil das ferramentas. Isto acontecia porque o fluido refrigerante usado não conseguia dissipar efetivamente o calor gerado durante os processos de torneamento. Então foi inserido o produto B-Cool 9665, da Blaser Swisslube, à produção seriada, em cooperação com a empresa. Isso não somente aumentou a vida útil da ferramenta em 26%, como também reduziu os custos gerais, aumentou a produtividade, otimizou a limpeza da máquina e eliminou problemas de pele entre os funcionários.

Sediada em Fulenbach no cantão de Solothum, a E. Ramseier AG atua ativamente nas áreas de fabricação de ferramentas, projeto de moldes e engenharia industrial. Ela é especialista, particularmente, em projetos e fabricação de ferramentas de perfuração, prensagem, dobra, ferramentas de corte de seguimento e moldes de injeção de plásticos. A Ramseier Werkzeugbau tem um versátil parque fabril composto de máquinas CNC para torneamento e retificação, retificadoras de rebolos, retificadoras de superfícies, máquinas de eletroerosão a fio e muito mais. Graças aos seus muitos anos de experiência em projetos e produção, a Ramseier Werkeugbau desfruta da confiança de empresas conhecidas de todas as áreas da indústria metalúrgica.

As primeiras conversas entre a Ramseier Werkzeugbau e a Blaser Swisslube aconteceram em 2017. O problema encontrado pelos gerentes de produção da Ramseier foi o extremo calor gerado durante as operações de torneamento, tais como o corte em bruto ou o rebaixamento e a separação, e não conseguia ser dissipado pelo fluido refrigerante utilizado. Como resultado, nem a vida útil da ferramenta nem os parâmetros de corte alcançados eram satisfatórios. Além da meta principal de aumentar a vida útil da ferramenta, o objetivo também era melhorar a limpeza da máquina e a compatibilidade humana, pois os operadores das máquinas tiveram problemas de pele no passado. 


Continua depois da publicidade


Milan Golubovic, chefe da produção da Ramseier Werkzeugbau, conheceu o engenheiro de aplicações da Blaser Swisslube, Marco Frey, em um trabalho conjunto realizado anteriormente em outra empresa de corte de metais. Ele também estava familiarizado com o fluido Blaser B-Cool 9665 em seu trabalho anterior e sempre esteve satisfeito com o desempenho do fluido.

Juntos, Marco Frey e Milan Golubovic analisaram a situação na Produção na Ramseier Werkzeugbau. Os diversos processos foram examinados; ferramentas, máquinas e materiais foram inspecionados. "Precisamos de uma visão holística de todos os detalhes para garantir que escolhemos o melhor fluido refrigerante possível. Se o fluido refrigerante for corretamente aplicado e mantido para todos os processos, ele se torna uma ferramenta líquida e aumenta a eficiência e a produtividade", enfatiza Marco Frey.

No caso da Ramseier Werkzeugbau, o B-Cool 9665 foi a escolha óbvia. Frey: "O produto é caracterizado pelo excelente desempenho de corte em altas velocidades e dissipa o calor de maneira muito efetiva. Isso tem um impacto positivo na vida útil da ferramenta”. O B-Cool 9665 é um fluido refrigerante semissintético que tem boa resistência ao crescimento de micro-organismos e garante máquinas limpas e baixas taxas de reposição do produto. 

Vida útil da ferramenta: um aumento de 26%

Dezembro de 2017 marcou o início da mudança no fluido refrigerante na produção seriada da Ramseier Werkzeugbau. Sob a constante supervisão dos especialistas da Blaser, o processo levou seis meses e deu excelentes resultados: A vida útil da ferramenta aumentou em impressionantes 26%. Os custos tanto da ferramenta quanto do fluido refrigerante foram reduzidos significativamente para todos os processos relevantes e as ferramentas usadas. Além disso, graças ao ótimo comportamento de enxague, as máquinas também permaneceram limpas, e os problemas de irritação de pele foram completamente eliminados.

"Não apenas alcançamos as nossas metas, mas, na verdade, nós as superamos. Fiquei particularmente impressionado com os serviços da Blaser Swisslube. Isso inclui o monitoramento, aconselhamento especializado e rápidos tempos de resposta", resumiu Milan Golubovic, satisfeito.

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM



Comentários