Interroll lança roller drive de alto desempenho e anuncia fabricação no Brasil

A fabricação dos equipamentos ocorrerá em sua planta de Jaguariúna, interior de São Paulo.

A Interroll, multinacional suíça que provê equipamentos e soluções globais de movimentação de materiais para instalações intralogísticas - com cliente como Amazon, Bosch, Coca-Cola, DHL e Siemens - apresentou na Fispal Tecnologia 2022, ocorrida na última semana, o novo RollerDrive EC5000, desenvolvido especialmente para equipar sistemas em diversos setores da economia e indústria. O grupo Interroll, que contabilizou, em 2021, um faturamento global de 640 milhões de francos suíços, anunciou, ainda, o início da fabricação destes equipamentos em sua planta de Jaguariúna, interior de São Paulo.

O novo RollerDrive EC5000 (também conhecido como DC Platform) é um rolete elétrico, seguro e de baixa tensão, utilizado em sistemas transportadores para movimentar produtos acabados embalados, em áreas de armazenagem e expedição, incluindo centros de distribuição. É adequado para aplicações ZPA e obedece a critérios como confiabilidade, disponibilidade, eficiência energética e higiene, essenciais para atender, por exemplo, aplicações de movimentação de materiais no segmento de Alimentos e Bebidas.

“Em um cenário mais recente, pandêmico e pós-pandêmico, o crescimento de alguns setores, entre eles a indústria alimentícia, se acentuou, exigindo equipamentos e sistemas para movimentação que aliem tecnologia de ponta, confiabilidade e eficiência energética”, diz Marcos Gaio, Diretor Geral da Interroll no Brasil, ressaltando que a empresa tem um longo histórico de atuação nos setores de Alimentos e Bebidas, com atendimento a empresas como Coca-Cola, Pepsico e Nestlé. 

RollerDrive EC5000

De aplicações-padrão a sistemas totalmente concebidos para a Industria 4.0, o RollerDrive EC5000 tem design compacto e foi concebido como uma plataforma tecnológica plug and play, apresentando ótimo custo-benefício e alto desempenho – é totalmente intercambiável com o modelo anterior EC310. Há modelos de 50 ou 60 mm de diâmetro, oferecendo alimentação de 20, 35 e 50 W, tensão 24 V e 48 V, proteção IP 54 e IP 66.


Continua depois da publicidade


O novo modelo proporciona facilidade de interface com sistemas automatizados da Indústria 4.0, operação silenciosa e desgaste mínimo, diagnóstico detalhado que permite a manutenção preditiva e apresenta fácil e rápida montagem. Pode ser utilizado em transportadores com percursos retos e em curvas, garantindo uma velocidade de transporte constante.

A nova voltagem de 48V do RollerDrive EC5000 provê maior economia de energia durante a operação de um sistema de transportadores. Com esta evolução técnica, os sistemas de 48V proporcionam até 50% de economia de energia, se comparados aos sistemas de 24V, permitem o uso de cabos mais longos e secções transversais de fio menores, além de reduzirem o número de falhas.

Outra novidade do RollerDrive EC5000 é a interface bus, que possibilita maior transparência de dados. Esta tecnologia permitirá que mais de 100 parâmetros possam ser selecionados e atribuídos ao sistema. A interface bus é baseada no padrão CANOpen e pavimenta o caminho para total aderência à indústria 4.0.

Combinando a capacidade multiprotocolo MultiControl BI (para PROFINET, EtherNet/IP e EtherCAT), os usuários poderão sempre visualizar dados e funções em uma tela do controle PLC ou web, como por exemplo, o torque e a temperatura. O indicador de vida útil integrado facilita manutenção preventiva, que pode ser concluída durante os períodos mais silenciosos de operação, aumentando significativamente a disponibilidade e eficiência do sistema.

O EC5000 possui sistema de gerenciamento completo e direto de várias funções. Processos automatizados são perfeitamente suportados e eficientemente integráveis, sem necessidade de cabeamento adicional, permitindo que a interação entre a tecnologia dos transportadores e sistemas robotizados ou com braços automáticos mais simples.